Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 25 Nov 2021
É necessário renovar urgentemente a Igreja de formas inovadoras, diz o confidente do Papa Francisco
Eduquem os fiéis sobre a sinodalidade, apesar de alguns preferirem manter as coisas como estão, pediu o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.
  © Vatican Media

O coordenador do conselho de cardeais que aconselha o Papa Francisco sobre a reforma do governo central da Igreja Católica falou aos participantes da Igreja na América Latina e no Caribe reunidos no México sobre a urgência de renovar a Igreja de formas inovadoras, com ideias que reformam e revitalizam.

O cardeal hondurenho Oscar Rodríguez Maradiaga, de Tegucigalpa, conversou com os participantes – sacerdotes, religiosos, pessoas consagradas e leigos (homens e mulheres) – da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizada de 21 a 28 de Novembro na Cidade do México, através de videochamada.

Maradiaga disse que estava feliz por ver que o encontro não era apenas “um diálogo de intelectuais ou da aristocracia religiosa”.

Os participantes da assembleia são compostos por 20% de bispos, 20% de religiosos, 20% de clérigos e 40% de homens e mulheres.

A representação de 40% dos leigos, disse o cardeal, “corresponde ao que se pode chamar de periferias, portanto, dentro da assembleia, serão as vozes dos migrantes, refugiados, vítimas de tráfico, como discípulos missionários, para reivindicarem o seu papel dentro da Igreja”.

O Cardeal Rodríguez Maradiaga disse que a assembleia pretende responder a uma pergunta básica: “quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe?”.

O processo da assembleia tem como objectivo “revitalizar a Igreja de uma nova forma, oferecendo ideias que reformam e reanimam", ser um acontecimento eclesial sinodal, envolvendo todas as funções na Igreja e com uma metodologia representativa, inclusiva e participativa, disse o cardeal Rodríguez Maradiaga.

Acrescentou que o objectivo também é permitir uma renovada apreciação das ideias discutidas na reunião dos bispos de Aparecida, em 2007, a fim de fazer planos para o futuro com vista ao progresso realizado no passado e temas que são sempre relevantes hoje.

A assembleia faz parte da tradição da Igreja latino-americana de reunir aproximadamente a cada 15 anos para definir as principais orientações pastorais para a região. Em 2007, em Aparecida, os participantes foram apenas bispos latino-americanos.

O Cardeal Rodríguez Maradiaga expressou o desejo de que esta Assembleia seja um sinal que pode ser partilhado com outros continentes e que pode ajudar a produzir resultados frutíferos.Disse ainda que, apesar da pandemia, os preparativos para a assembleia começaram com uma comissão que examinou o conteúdo e que trabalhou de Junho a Setembro do ano passado com a metodologia de ver, julgar e agir como uma forma central para alcançar uma maior sinodalidade “em todas as áreas da Igreja”.

O Cardeal Rodríguez Maradiaga assinalou que os 70.000 participantes nos fóruns pessoais, comunitários, grupais e temáticos recomendados não consistiram apenas na recolha de dados e estatísticas, mas marcaram um encontro compassivo de diálogo e contemplação com as pessoas e as comunidades.

A assembleia reúne representantes eleitos de cada conferência episcopal e inclui os que participam pessoalmente e online.

“Já se realizaram duas pré-assembleias e o final deste processo deu lugar à publicação do Documento para o Discernimento há dez dias. Foi elaborado a partir das múltiplas contribuições do Povo de Deus que participa no processo de escuta”, disse o Cardeal Rodríguez Maradiaga.

A participação activa de tantas pessoas “foi uma graça, uma forte experiência de sinodalidade”, disse, como afirma o documento: “Caminhemos juntos como peregrinos, apaixonados pelo Evangelho, abertos às surpresas do Espírito!”.

[Aproveite para rever aqui a entrevista do Igreja Viva ao Cardeal Maradiaga]

Artigo original publicado no La Croix International a 25 de Novembro de 2021.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional