Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 5 Jan 2022
Propostas de protecção da liberdade religiosa apresentadas à Assembleia Constituinte do Chile
  © DR

Mais de 18.000 pessoas apoiaram a proposta de incluir um debate sobre liberdade religiosa e direitos de consciência no processo de redacção da nova constituição do Chile, tarefa atribuída a 155 pessoas eleitas para a função.

A proposta foi apresentada em Outubro por um grupo inter-religioso coordenado pelo bispo católico Juan Ignacio Gonzalez, membro do Opus Dei. Todos os chilenos podem fazer uma proposta, mas para que seja discutida pela Assembleia Constituinte, pelo menos 15.000 chilenos precisam de votar a favor online.

A proposta inter-religiosa inclui três artigos que são apoiados por líderes católicos, anglicanos, ortodoxos, evangélicos, judeus e muçulmanos, além de três povos indígenas, incluindo o Mapuche, o maior do Chile.

Um dos artigos fala especificamente de liberdade de consciência e religião, que inclui “o seu livre exercício, a liberdade de professar, preservar e mudar de religião ou crenças, bem como o direito de associação, professar e divulgar religião ou crenças, tanto em público como em privado, desde que não sejam contrárias à moral, aos bons costumes ou à ordem pública”.

O segundo artigo estipula que as denominações e crenças religiosas são reconhecidas como sujeitos de direito e gozam de plena autonomia, são permitidos acordos de cooperação, as tradições religiosas têm o direito de construir novos locais de culto, “isentos de todos os tipos de impostos” e danos intencionais a esses lugares e aos que exercem os seus direitos religiosos “serão considerados uma violação dos direitos humanos das pessoas afectadas”.

Por último, os pais e tutores devem ter o direito de determinar a educação religiosa, espiritual e moral dos seus filhos.

“As denominações religiosas presentes no Chile, as igrejas católica, ortodoxa e anglicana, as várias denominações evangélicas, as comunidades muçulmana e judaica e três grupos indígenas com as suas crenças, viram que era necessário regular de forma muito mais concreta a liberdade de adoração e consciência”, disse Gonzales ao Crux.

A iniciativa será agora discutida em Assembleia Constituinte, mas isto não garante que os três artigos façam parte da minuta final. Esse documento precisará de ser aprovado em novo referendo.

Gonzales destacou que cerca de 85% da população total do Chile é representada pela liderança que elaborou a iniciativa, dizendo que isto acontece porque “os chilenos são, por natureza, religiosos. Podem não ser católicos, evangélicos ou muçulmanos, mas são religiosos e preocupam-se com a liberdade religiosa”.

O prelado afirmou ainda que os líderes religiosos não pedem “a protecção das religiões, mas sim a protecção do que a religião significa na ordem social”.

“Se queremos proteger os povos indígenas, que são obviamente um elemento essencial da nossa nacionalidade; se queremos proteger as pessoas que sofrem, que são um elemento muito importante no nosso país; também temos que proteger o facto religioso, que é uma realidade social que está acima de todas as outras porque faz parte da essência da natureza humana”, disse Gonzales.

A questão da liberdade de consciência, disse o bispo, pode surgir se o presidente eleito cumprir a sua promessa de legalizar o aborto e a eutanásia, porque muitas religiões e credos acreditam que a dignidade humana deve ser protegida e garantida desde a concepção até à morte natural, e não pode, em consciência, ser parte de um aborto ou de um suicídio assistido.

Gonzales disse que os líderes religiosos temem que as questões religiosas não sejam consideradas importantes por alguns membros da Assembleia Constituinte.

“Por exemplo, a presidente da convenção, Elisa Loncón, considera que o cristianismo é uma imposição estrangeira, um mal presente no Chile apenas porque fez parte do processo de invasão da Europa à América”, destacou.

“Com esta norma, também se salvaguarda o direito de os povos indígenas viverem e praticarem, individual ou colectivamente, as suas crenças”, afirmou o bispo.

A proposta dos líderes religiosos é a terceira até agora a alcançar o apoio popular necessário para consideração. As outras duas são “Será lei”, que procura legalizar o aborto como direito constitucional, e “Com o meu dinheiro não”, iniciativa que visa proteger a titularidade da poupança-reforma.

A nova constituição do Chile está a ser apresentada por alguns como uma “reinvenção” do país. Acontece depois de meses de protestos sobre várias queixas em 2019.

A Convenção Constitucional é o órgão constituinte encarregado de redigir uma nova constituição após um referendo nacional realizado em Outubro de 2020. O órgão reuniu-se pela primeira vez a 4 de Julho de 2021. O projecto deve durar nove meses, com uma possível extensão de mais três meses.

A actual constituição do Chile foi escrita em 1980, por pessoas escolhidas pelo seu então governante militar, Augusto Pinochet. Isto abriu o país aos investimentos em mineração e permitiu que os direitos da água fossem comprados e vendidos.

O país prosperou com a exploração dos seus recursos naturais, o que o tornou num dos países mais ricos da América Latina.

No entanto, as frustrações aumentaram com a desigualdade, com áreas ricas em minerais a tornarem-se “zonas de sacrifício” da degradação ambiental. Tudo isto influenciado pela frustração que levou ao referendo constitucional.

Artigo de Inés San Martín, publicado no Crux a 5 de Janeiro de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional