Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Crux | 11 Mar 2022
Bispo baleado no Sudão do Sul regressa pronto para trabalhar pela paz
Missionário comboniano, Carlassare, de 44 anos, será ordenado bispo no dia 25 de Março, na catedral de Rumbek.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

O bispo eleito Christian Carlassare, que foi baleado num terrível ataque na sua residência logo após a sua nomeação como o novo bispo de Rumbek, recuperou e está a preparar-se para regressar à sua diocese com perdão e o desejo de trabalhar pela paz na sua conturbada nação adoptiva.

Missionário comboniano, Carlassare, de 44 anos, será ordenado bispo no dia 25 de Março, na catedral de Rumbek.

A sua ordenação foi originalmente marcada para 23 de maio de 2021. No entanto, a 26 de Abril, logo após sua chegada a Rumbek, foi atacado por dois homens armados que entraram no seu complexo logo após a meia-noite e lhe balearam as pernas.

Os ferimentos exigiram pelo menos seis cirurgias e quase um ano para cicatrizarem, recebendo o missionário tratamento em Juba, a capital queniana de Nairobi, e sua Itália natal.

Falando com a Nigrizia, a revista oficial da ordem missionária Comboniana, Carlassare disse que se reconciliou com o que aconteceu e está pronto para oferecer “o verdadeiro perdão do coração”.

“Infelizmente, o mal encontra sempre espaço. Errar é humano. Mas ninguém está condenado a permanecer no mal. Como cristãos, todos somos chamados à conversão e à santidade de vida”, disse, afirmando que olha para o futuro com confiança.

“Eu sei que não estou sozinho. E sinto profunda solidariedade com muitas pessoas que pedem um pastor que cuide das pessoas que vivem no abandono. Volto com o desejo de me colocar ao serviço desta Igreja e de fazer o caminho com as pessoas”, explicou.

Carlassare disse que viveu o ano passado como um ano sabático, dedicando-se à reabilitação e a uma reflexão sobre o que aconteceu “à luz do Evangelho e do chamamento que recebi da Igreja para a missão”.

“O ataque do ano passado fez-me reflectir sobre a fragilidade da minha própria vida, assim como a de cada estratégia e programa; e sobre o quão importante é viver o dia-a-dia com coragem e generosidade”, afirmou, dizendo que quer que o seu dia-a-dia seja passado a ouvir e servir as pessoas à sua volta.

O que aconteceu em Abril passado “ajudará a purificar e a abrir espaço para a obra de Deus”, disse, observando que a obra de Deus geralmente é mais visível quando acompanhada pela cruz. “Assim, parece-me que sou capaz de vislumbrar o cuidado e a presença de Deus no que aconteceu para o bem maior da missão e da Igreja de Rumbek”, observou.

“Será uma jornada difícil e rezo pela minha conversão e disponibilidade, bem como a de todas as pessoas de boa vontade que têm grandes esperanças, bem como por aqueles que se deixaram conduzir por uma mentalidade fechada e divisória”, disse, acrescentando: “A nossa conversão é um milagre que é sempre possível”.

Questionado sobre as preocupações que tem em voltar à sua diocese após o ataque, Carlassere disse que agora tem a consciência de que já não está no controlo da sua vida, mas que está a ser conduzido “por um povo a assumir este ministério para o bem da comunidade”.

Tendo passado 17 anos de alegrias e dificuldades como missionário no Sudão do Sul, chegando um ano após a sua ordenação sacerdotal em 2003, Carlassare disse que se sente “totalmente adoptado” pelo país com a sua nomeação como bispo.

“A minha esperança é operar como um filho humilde da Igreja e um filho digno do povo que Deus me confia, um povo que quer viver em coexistência pacífica após a independência alcançada em 2011, mas que ainda luta para alcançar a paz devido às muitas divisões”, indicou.

“Algumas pessoas vão-me ver como um bispo «branco». E eu sei que eu sou. No entanto, não me sinto diferente das minhas ovelhas: temos os mesmos olhos, as mesmas mãos, os mesmos pés e o mesmo coração”, explicou, insistindo que o que divide as pessoas “não é a cor da pele, mas a incapacidade de abrir o coração e mostrar apreço pelas diferentes culturas que não negam a humanidade de cada um”.

A unidade, afirmou, “surge quando aprendemos a definir as nossas relações com a devida consideração e aceitação mútua”.

Desde que foi atacado no ano passado, havia rumores de que o ataque tinha motivação étnica, uma vez que Rumbek é uma área pertencente principalmente à tribo Dinka, e Carlassare, antes da sua nomeação passou 10 anos a trabalhar em estreita colaboração com a tribo Nuer, que é tradicionalmente inimiga dos Dinka.

A nomeação de Carlassare atiçou as hostilidades, pois muitos membros da tribo Dinka acreditavam que o padre John Mathiang – que liderava a diocese de Rumbek como coordenador diocesano desde Dezembro de 2013, depois de o bispo anterior, também missionário comboniano, falecer – deveria ter sido nomeado bispo.

Em Junho do ano passado, a polícia prendeu seis suspeitos considerados responsáveis ​​pelo ataque, um dos quais era Mathiang.

Um julgamento de Mathiang e outros cinco homens começou no mês passado em Juba e está a ser acompanhado de perto pelas autoridades eclesiais nacionais e regionais. As autoridades do Estado do Lago prenderam mais de 20 pessoas com ligação com o incidente desde o ano passado.

Carlassare disse que há “inúmeros” desafios que o aguardam no Sudão do Sul, a maioria dos quais ligada à violência em curso e à facilidade de acesso a armas no país.

“A população está muito polarizada, frustrada e dividida: deve haver um grande esforço para promover o relaxamento, a escuta e a reconciliação, assim como superar uma dinâmica hostil profundamente enraizada”, explicou o sacerdote.

No plano social, a pobreza também é uma grande preocupação, não porque o país careça de recursos, mas “porque a população tem acesso muito limitado a estes, bem como aos serviços básicos”, que é onde a Igreja intervém para fornecer ajuda concreta aos que “tentam erguer a cabeça”.

Elogiou o compromisso educacional da Igreja no Sudão do Sul, bem como os esforços na área da saúde, dizendo que o apoio internacional a esse respeito é generoso, mas “com o tempo será preciso trabalhar para dar base local a essas intervenções para que sejam cada vez mais sustentáveis”.

“A minha preocupação é que Cristo esteja no centro de todo o trabalho da Igreja, porque Ele é o início e a realização de um verdadeiro processo de humanização dos indivíduos e da sociedade”, disse Carlassare.

Falou ainda das muitas expressões de solidariedade que recebeu do Vaticano, dos seus colegas bispos, da Igreja local de Rumbek e do governo do Sudão do Sul após o ataque no ano passado, dizendo que continuará a contar com esse apoio no futuro, “quando será ainda mais necessário”.

Artigo de Elise Ann Allen, publicado no Crux a 11 de Março de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Sudão do Sul  •  Bispo  •  Nomeação  •  Ataque  •   •  Christian Carlassare
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui