Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 28 Abr 2022
Grande afluência às consultas sinodais de diocese africana
Organizador do processo sinodal na Arquidiocese Católica de Abidjan (Costa do Marfim) diz que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram nas consultas.
  © DR

O padre Hippolyte Agnigori, pároco que é o principal organizador do processo sinodal local na Arquidiocese de Abidjan (Costa do Marfim), diz que os católicos responderam de forma esmagadora ao apelo do Papa para que as suas vozes sejam ouvidas.

“Em termos de estatísticas, posso dizer que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram nas consultas sinodais na nossa diocese”, disse.

“O Papa Francisco estava inspirado ao lançar esta abordagem sinodal”, explicou o padre na entrevista com Guy Aimé Eblotié, do La Croix Africa.

La Croix Africa: Onde se encontra a Arquidiocese de Abidjan no processo de consulta para ajudar a preparar o próximo Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade?

Padre Hippolyte Agnigori: Após o mês de Março, que era o mês das sínteses paroquiais, começamos e continuaremos até 27 de Abril a redigir sínteses sobre as reitorias da diocese. Certificamo-nos que todas as pessoas podem participar nas paróquias. Gostaríamos de parabenizar o Cardeal Jean-Pierre Kutwa, Arcebispo de Abidjan, que nos encoraja nesta recolha e nos encoraja a envolver todas as entidades cristãs no bom andamento deste evento sinodal. Em Maio, faremos resumos pelos vicariatos e a síntese final de 10 páginas a ser apresentada à equipe nacional de contato. Este processo terminará em Junho, quando teremos uma Missa durante a qual será apresentada a síntese diocesana do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Quais foram as dificuldades encontradas pelas equipas de contacto paroquial durante a fase diocesana?

As primeiras dificuldades foram relacionadas com formulação das perguntas que não eram acessíveis a todos. Havia áreas na nossa diocese onde essas questões eram difíceis de entender. Para remediar isso, recorremos a catequistas que possibilitaram uma melhor transmissão da mensagem. Os referentes paroquiais às vezes também se deparavam com a indiferença e a preguiça de alguns corpos cristãos que não respondiam às perguntas porque não viam a importância delas. Por isso, pedimos às equipas que os mobilizassem melhor, trabalhando com os párocos. Também pedimos aos párocos que se envolvessem fortemente no processo sinodal, o que nem sempre é fácil devido às suas responsabilidades pastorais. Alguns dos comentários que recebemos diziam-nos que os referentes paroquiais se mostravam envolvidos e animados, mas para o clero que já tinha o seu plano pastoral, nem sempre foi fácil o envolvimento nas actividades sinodais.

Que grupos católicos foram mais sensíveis ao processo e em que percentagem? O Papa estava certo ao lançar este sínodo desta forma?

Os mais afectados foram os adultos e os jovens que perceberam que as suas opiniões eram esperadas para o avanço da Santa Igreja. Durante a fase paroquial, sentimos o desejo dos jovens de dizerem algo para fazer avançar a Igreja. Alguns adultos sentiram que era a hora de se afirmarem, sobretudo porque é a primeira vez que o evento sinodal chega a todos os fiéis de Cristo. Em termos estatísticos, posso dizer que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram nas consultas sinodais na nossa diocese. O Papa Francisco estava inspirado ao lançar esta abordagem sinodal. Às vezes é bom que os pais sigam o conselho dos filhos, porque muitas vezes quando todas as decisões vêm “do líder”, dizemos a nós mesmos que há uma ligeira imposição. A Igreja pode ser plenamente considerada como uma casa de Deus somente na medida em que permite que todos os seus membros ofereçam os seus pontos de vista. A isso chama-se liberdade dos filhos de Deus. Hoje, com a evolução do modernismo, são muitos os parâmetros que a Igreja Católica deve levar em conta. Esse avanço do modernismo permite que as pessoas amem a Igreja, ou se voltem contra ela. Com este sínodo, o Papa está a fazer uma grande investigação que permitirá à Igreja afirmar-se como serva de Deus que toma a opinião de todos os seus filhos. Acho que com todas as opiniões reunidas, o Espírito Santo vai permitir que a Igreja evolua de forma sadia e santa.

Entrevista de Guy Aimé Eblotié, publicada no La Croix International a 27 de Abril de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui