Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com LA Croix International | 25 Mai 2022
O inflexível cardeal Zen: “um homem de palavra”
Nascido em Xangai e criado em Hong Kong, o cardeal salesiano de 90 anos é um homem de fortes convicções de liberdade, democracia e direitos humanos. Enfrenta agora uma possível prisão.
  © DR

“É difícil expressar em poucas palavras tudo o que o Cardeal Zen representa para mim e incorpora na diocese de Hong Kong”, diz uma assistente social católica em Hong Kong numa conversa através de mensagens criptografadas.

“Generoso, sábio, justo e benevolente são as palavras que me vêm à mente espontaneamente. Entre os jovens, nós chamamos-lhe carinhosamente de «avô», sinal de grande respeito e amor”, diz a jovem.

Quando soube que o “seu” cardeal tinha sido preso a 11 de Maio e estava a enfrentar uma pena de prisão muito pesada, ficou “chocada e zangada com o absurdo”.

Também esteve muito envolvida nas grandes manifestações pró-democracia de 2019. “Como é que as autoridades podem acorrentar um homem tão bom e comprometido, que encarna o amor e a paz?”, questiona.

“Algumas pessoas acusaram-me de colaborar com o inimigo comunista”

Aos 90 anos, Joseph Zen viveu a história atormentada da Igreja na China.

Nascido numa família católica em Xangai em 1932, fugiu da China com os seus pais durante a guerra. Frequentou uma escola católica em Hong Kong e depois entrou no seminário na Itália e tornou-se membro dos Salesianos de D. Bosco.

Foi nomeado superior provincial salesiano da China por seis anos (1978-1984), nomeado bispo coadjutor de Hong Kong em 1996 e bispo da diocese em 2002 (da qual se aposentou em 2009). Bento XVI nomeou-o cardeal em 2006. Zen foi o primeiro padre chinês a ensinar em vários seminários chineses quando a República Popular da China se abriu ao mundo exterior na década de 1990.

“Algumas pessoas acusaram-me de «colaborar com o inimigo», mas eu tinha uma missão a cumprir para os meus irmãos chineses”, lembra.

Está envolvido em todas as lutas pela democracia

Certamente nunca foi unânime na diocese de Hong Kong quando foi consagrado bispo em 2002.

Hong Kong retrocedeu para a China em 1997 e os primeiros sinais de infiltração comunista na sociedade de Hong Kong já se faziam sentir.

“Foi nessa época que ele começou a falar abertamente, para alertar contra o sistema enganoso de repressão da China comunista”, lembra um padre ocidental.

“E isso não agradou a muitos em altos cargos, já que o Vaticano queria reaproximar-se de Pequim”.

Apesar das ameaças chinesas, Zen está envolvido em todas as lutas para defender a democracia, a justiça e as liberdades individuais e religiosas, que estão a ser progressivamente ameaçadas em Hong Kong.

“O cardeal nunca deixou de se comprometer em servir os pobres, os marginalizados, a dignidade humana e as crenças democráticas”, diz Eric Lai, sociólogo católico de Hong Kong da Universidade de Georgetown, em Washington.

“É bem-humorado e compassivo e enquadra-se na categoria de bispos que estão a lutar contra regimes autocráticos em todo o mundo”, sublinha Lai.

“Quando ele foi preso, a diocese emitiu uma declaração muito discreta, que ilustra o medo da diocese de ser vista de forma desfavorável pelas autoridades chinesas”, diz ele com desaprovação.

Aos olhos de Lai, o cardeal Zen é “corajoso” e nunca teve medo de dizer o que pensa.

Enfrenta uma pena de prisão muito pesada

“Muitas pessoas pensam que é bom pregar o amor, o diálogo e o perdão, «amemo-nos uns aos outros». Está tudo bem, mas no contexto actual não é suficiente”, disse o cardeal ao La Croix numa entrevista exclusiva durante os protestos de 2019.

“No entanto, quando um lado oprime o outro e diz que está pronto para matar manifestantes, não é realmente um momento para diálogo. Antes de ser morto, é preciso gritar e protestar”, disse então.

“Do lado católico, estamos muito divididos e as palavras oficiais da hierarquia local continuam muito cautelosas”, acrescentou.

É por todos os seus compromissos que o Cardeal Zen, a “consciência de Hong Kong”, arrisca hoje uma pena de prisão muito pesada.

Artigo de Dorian Malovic, publicado no La Croix International a 24 de Maio de 2022.

Palavras-Chave:
China  •  Hong Kong  •  Cardeal Zen  •  Prisão  •  Igreja