Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com La Croix International | 31 Mai 2022
Não falhemos no nosso maior teste
Responder à crise ecológica é a nova vocação de toda a Igreja Católica.
  © DR

Lembra-se do Grande Jubileu do Ano 2000? Fez alguma diferença na sua vida na altura? Teve algum impacto duradouro na sua vida e fé?

A preparação para o Grande Jubileu começou a 10 de Novembro de 1994, quando o Papa João Paulo II emitiu a sua carta apostólica Tertio Millennio Adveniente (Como se aproxima o Terceiro Milénio).

Com excepção dos negócios em Roma que esperavam um aumento no turismo, a principal resposta na altura parecia estar entre os bispos.

Durante os anos que antecederam a celebração, cada vez que um bispo ou conferência de bispos emitiu uma declaração, não importa quão sem importância ou qual o assunto, as palavras finais eram invariavelmente uma referência ao Grande Jubileu que se aproximava.

Então, quando o primeiro ano do novo milénio chegou (12 meses mais cedo, na verdade), todas essas declarações expressaram alegria pela bênção.

E então tudo acabou.

Na verdade, no entanto, na época as pessoas estavam mais atentas à ameaça Y2K de que programas de computador usando apenas os dois dígitos finais de datas seriam incapazes de distinguir entre os séculos XX e XXI e, assim, causariam estragos na infraestrutura, economias e negócios. Felizmente, o Y2K não teve mais impacto do que o Grande Jubileu.

Mesmo pastores e pregadores raramente anunciam declarações papais ou episcopais

Tal é o destino habitual dos documentos, projectos e exortações papais ou episcopais. Tornam-se parágrafos finais de outros documentos, projectos e exortações até que surja um novo documento.

Isto provavelmente não incomoda os seus autores; há pouca evidência de que esperam que as suas proclamações sejam lidas, muito menos que se tornem guias de acção.

Se não fosse assim, escreveriam em palavras que as pessoas pudessem entender. Escreveriam sucintamente. E fariam tudo ao seu alcance para garantir a disseminação da sua mensagem. Eles não fazem nenhuma dessas coisas, aparentemente pensando que a publicação é o cumprimento suficiente do seu ministério.

Mesmo pastores e pregadores raramente anunciam declarações papais ou episcopais. Na maioria dos casos, isso provavelmente é bom, já que o Povo de Deus tem tarefas mais importantes do que se debruçar sobre tomos túrgidos e irrelevantes.

Infelizmente, o resultado é que, quando um documento realmente importante é publicado, não há público à espera dele, nem existe um sistema para divulgá-lo.

Tal foi o caso dos pronunciamentos do Papa Francisco, começando com a sua exortação apostólica Evangelii Gaudium em 2013.

Talvez o pior caso disto, aproximando-se do trágico, tenha sido a encíclica Laudato si' de 2015. Há sete anos, o Papa Francisco tentou trazer a fé e a esperança da Igreja para lidar com a crise ecológica que está a ser enfrentada pela Terra e por todas as criaturas nela, incluindo nós mesmos. Ele falou deste planeta como a “nossa casa comum” e pediu uma comunhão mais profunda entre nós que cuide do mundo que é de Deus, não nosso.

Na altura, houve uma agitação de resposta, mas na maior parte, a encíclica e a sua mensagem foram relegadas à categoria de “parágrafo final”.

Até agora, deveríamos estar fazer um trabalho melhor de comunicação

Os bispos do Japão tentaram manter vivo o compromisso com a mensagem, mas a antiga falta de veículos para divulgação efectiva, mesmo após a tradução, fez da Laudato si' pouco mais que um lema. Não tenho conhecimento, por exemplo, de sermões ou programas educacionais destinados a transformar os católicos do Japão em activistas pela protecção e restauração do meio ambiente.

O Dicastério do Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral patrocina a Plataforma de Acção Laudato Si', “um espaço para instituições, comunidades e famílias aprenderem e crescerem juntas à medida que caminhamos para a sustentabilidade total no espírito holístico da ecologia integral”. Juntou-se a ela? Já ouviu falar dela?

A única razão pela qual a Igreja existe é comunicar a Boa Nova do amor perdoador de Deus encarnado em Jesus Cristo. A esta altura, deveríamos estar a fazer um trabalho melhor de comunicação. Mas esse não é o caso do Evangelho, nem mesmo das mensagens destinadas a expressar a fé evangélica hoje.

O mundo provavelmente já está além da crise no que diz respeito ao meio ambiente. Incêndios florestais, inundações, derreter do gelo, desflorestação, poluição do ar e da água, elevação do mar, extinção, pobreza – passamos do estágio de crise para o desastre.

Fazer da mensagem da Laudato si' a base para uma resposta cristã ao desastre é essencial para manter a Igreja como uma voz que pode oferecer palavras de esperança.

À medida que a situação piorar – e deve piorar – o mundo precisará cada vez mais dessa voz. Mas, a menos que a mensagem da Laudato si' se espalhe por toda a Igreja, essa voz ficará cada vez mais fraca.

A crise ecológica é a maior crise que a humanidade enfrenta hoje. Responder-lhe não é simplesmente uma actividade opcional para os activistas: é a nova vocação de toda a Igreja. Se simplesmente fizermos da Laudato si' algumas palavras no final dos pronunciamentos, a Igreja terá falhado num dos maiores testes da nossa história.

Nesse caso, mereceremos ser rejeitados pelo mundo – e até mesmo por Deus.

Artigo do Pe. William Grimm, publicado no La Croix International a 30 de Maio de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui