
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
Está numa pequena cidade de Granada a lutar para construir um espaço que não seja apenas ecuménico, mas também “interespiritual”, como lhe chama, onde todas as religiões, e até os ateus, possam rezar – ou meditar – na companhia uns dos outros. Tudo “num ambiente de justiça, paz e ecologia partilhadas”, destaca.
“Devemos dar um passo adiante no diálogo ecuménico. Pode-se falar de diálogo teológico, diálogo da vida das pessoas comuns, diálogo da oração em comum, mas ainda falta o diálogo das acções em comum. Mesmo em tempos de grande crise, como a Segunda Guerra Mundial, são feitas declarações conjuntas, não acções conjuntas”, explica, dando um exemplo: “Se cristãos e muçulmanos fretassem em conjunto um navio como o “Open Arms”, isso seria muito mais eficaz do que qualquer declaração conjunta sobre migrações”.
Este espírito de encontro já se respira na composição do conselho de administração da Fundación Persona y Justicia, a partir do qual se concretiza o projecto lançado através de uma equipa intercultural e interespiritual de homens e mulheres.
Esteban Velázquez lançou-se neste velho sonho em 2018, quando Marrocos o proibiu de reentrar no seu território, onde era missionário há vários anos.
Juntamente com a sua equipa, conseguiu “com muito esforço” adquirir um terreno de oito hectares numa cidade de Espanha vazia “que precisa de vida”, Jerez del Marquesado.
Não é uma escolha casual, nem mesmo por a terra poder ser mais barata: “Queremos passar a mensagem de que onde há espiritualidade, há sempre vida”.
Artigo de Israel Duro, publicado em Vida Nueva Digital a 5 de Junho de 2022.
Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga
253203180
253203190
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?