Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vatican News | 8 Jun 2022
Ataque à igreja na Nigéria: “Deus está do nosso lado e a fé está viva”
O padre Andrew Abayomi é o pároco assistente da Igreja Católica São Francisco Xavier na cidade nigeriana de Owo, onde cerca de 50 pessoas foram mortas num ataque brutal no Domingo de Pentecostes. Fala da sua missão de continuar o seu trabalho pastoral com uma congregação traumatizada, mas cada vez mais firme na sua fé.
  © ANSA

O padre Andrew Abayomi falou dois dias após o ataque que deixou dezenas de fiéis mortos.

Ataques criminosos, inclusive contra padres e igrejas, são cada vez mais frequentes na Nigéria, onde, especialmente a região norte, tem enfrentado desafios de segurança nos últimos anos com gangues criminosos alimentados pelas actividades do grupo extremista islâmico Boko Haram, bem como confrontos entre pastores nómadas e agricultores indígenas.

Claro, disse o padre Abayomi, as pessoas têm medo porque a “sua segurança está ameaçada”.

Missão Pastoral

Do ponto de vista pastoral, o pároco adjunto disse que continuam o seu trabalho.

Disse imediatamente após o ataque que foi visitar o hospital juntamente com o bispo da diocese e o pároco da igreja onde ocorreu o ataque: “Todos nós viemos visitar os feridos e rezar com eles, simpatizar com eles e encorajá-los a serem fortes na fé”.

“Pudemos ver que eles têm a certeza de que Deus existe e que Deus nos escolheu e nos chamou para sermos testemunhas do seu amor, para que todos se consciencializem de que somos filhos de um só Pai e que a humanidade precisa ser salva em conjunto”, continuou.

“Vamos em frente”, afirmou o padre Abayomi, mas “o medo ainda estará lá, especialmente para aqueles com pouca fé”.

O amor prevalece sobre o ódio

Muitos líderes governamentais e religiosos em todo o mundo condenaram o ataque brutal. O Papa Francisco descreveu-o como um acto indescritível de violência, rezando para que a paz prevaleça sobre o ódio. O clérigo nigeriano disse ter aceitado o facto de que são “chamados a testemunhar, a mostrar ao mundo que, sim, o amor prevalece sobre o ódio”.

“Já faz parte da nossa vida. Aconteça o que acontecer, continuamos a ser testemunhas da paz, da unidade da unidade, da harmonia, do amor, mostrando que, sim, todos nós somos filhos de um só Pai, de um só Deus, o Criador de tudo”, continuou.

O padre Abayomi confirmou a exigência dos bispos nigerianos ao governo para melhorar a segurança no país e declarou a sua opinião de que o governo também precisa de manter a sua garantia de que os nigerianos têm direito à liberdade de culto, garantindo também que os fiéis sejam protegidos nas igrejas e em outros locais de culto.

Também reiterou a necessidade de aguardar os resultados de uma investigação antes de apontar para um ou outro grupo por trás do ataque.

Papa traz mensagem de paz a África

O padre Abayomi antecipou a próxima visita do Papa a duas nações africanas, uma jornada que traz uma mensagem de paz e reconciliação a todo o continente.

“As pessoas em África saberão que a Igreja, a Igreja universal, está com elas, juntamente com a Igreja em África com o Santo Padre proclamando a paz e a reconciliação”, disse observando que a mensagem também ressoará alto e claramente “como um desafio a líderes políticos, e até mesmo a líderes religiosos e a pessoas de diferentes credos”.

Deus está do nosso lado

“Temos Deus do nosso lado e por isso a nossa esperança está viva”, concluiu o padre, embora claramente precisem de mais medidas de segurança” para os fiéis.

“Da nossa parte, continuaremos a pregar, para que as pessoas percebam o facto de que, embora tenhamos sido divididos por raça, cultura e cor, fomos criados, fomos trazidos a este mundo por um Deus”.

Artigo de Antonella Palermo & Linda Bordoni, publicado no Vatican News a 7 de Junho de 2022.

Palavras-Chave:
Nigéria  •  Ataque  •   •  Papa Francisco  •  Pe. Andrew Abayom