Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
dacs com vida nueva digital | 28 Jul 2022
Os cinco essenciais ​​que os bispos do Peru propõem para o Dia da Independência
São 201 anos de história republicana no país sul-americano e neste dia os bispos convidam “a não perder a esperança”.
  © Shutterstock

Neste dia 28 de Julho comemoram-se 201 anos de Independência do Peru. Por ocasião desta importante data para o povo peruano, os bispos decidiram enviar uma mensagem de optimismo e esperança.

No comunicado, destacam o que traduzimos como cinco compromissos que só podem ser cumpridos através de um trabalho conjunto entre a sociedade civil, a Igreja, o governo nacional e local e todas as instituições encarregadas de garantir o bem-estar daqueles que habitam este país.

1. “Peruanidade”

É o símbolo dos peruanos e destaca esta terra como um poliedro de culturas. “O folclore variado de cada região do país expressa o modo diverso e harmonioso de ser peruano. As várias idiossincrasias, línguas e costumes”.

2. “Anticorrupção”

O combate à corrupção continua a ser uma tarefa essencial a todos os peruanos, portanto, “se querem continuar a consolidar uma República para todos” devem ser feitos esforços de todos os sectores sociais para acabar com esse flagelo.

3. A Pátria, dom de Deus

“O Peru é um presente de Deus para todos os peruanos!”, dizem os bispos, pelo que lembram a importância de valorizar a sua biodiversidade e preservar o legado histórico de antigas civilizações.

4. Aprender com a pandemia

A pandemia, que “abalou o mundo e também o país” deixa muitas lições. “Ensinou-nos que devemos apostar na melhoria dos serviços públicos básicos de saúde, educação, alimentação e trabalho, principalmente para os mais pobres”. Esta tarefa não pode ser adiada.

5. Manter a esperança

Apesar dos problemas da democracia, que atingiu sectores vulneráveis, os prelados convidam “a manter a esperança”. O Peru precisa disso.

“Que sejamos construtores, artesãos de um Peru para todos os peruanos, de uma única família unida pela fé no Deus da Vida e no abraço fraterno sem discriminação; aceitemos o desafio da história: construamos um Grande Peru, um nobre ideal que só nós peruanos podemos alcançar”.

Artigo de Ángel Alberto Morillo, publicado a 27 de Julho de 2022 em Vida Nueva Digital.

Palavras-Chave:
Peru  •  Independência  •  Bispos  •  Conferência Episcopal  •  Esperança