Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 29 Set 2022
Universidade Católica Argentina forma “promotores de prevenção”
É uma iniciativa que envolve os alunos num trabalho multidisciplinar para atender à prevenção em saúde.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

A Universidade Católica Argentina (UCA), através dos Departamentos de Psicologia, Medicina, Educação, Instituto Matrimonial e Familiar e Direcção de Compromisso e Extensão Social, organizou um workshop de três meses para que os seus alunos se formem em trabalho preventivo de saúde.

Esta instância formativa envolve as diferentes áreas da Universidade com o objectivo de dotar os alunos de ferramentas teóricas e práticas para actuarem como promotores da prevenção junto dos alunos do ensino secundário.

Considerando o grave problema que muitos jovens vivem na área da saúde devido ao aumento do consumo e abuso de álcool e substâncias, este espaço permitiu a análise e desenvolvimento de diferentes estratégias preventivas, com uma perspectiva abrangente e multidisciplinar.

 

Módulos de formação

O workshop decorreu ao longo de três meses e esta problemática foi abordada a partir de vários temas e perspectivas de abordagem.

O primeiro módulo procurou consciencializar sobre os efeitos do consumo de substâncias tóxicas. O consumo também foi analisado como exercício de liberdade dentro de uma sociedade que incentiva o comportamento excessivo. O conteúdo deste espaço foi desenvolvido pelo Departamento de Medicina.

No segundo módulo, a cargo do Departamento de Psicologia, trabalhou-se o impacto psicológico sofrido pela pessoa com dependência. Reflectiu-se sobre a ideia de promover talentos para superar dificuldades e alcançar objectivos planeados.

O doutor em psicologia e especialista em adições Juan Alberto Yaría desenvolveu o módulo 3, cujo objectivo foi aprofundar o uso de drogas na adolescência, o conhecimento e o comportamento do adolescente, e também a importância de promover factores de prevenção.

O Instituto do Matrimónio e Família, no quarto módulo, abordou a importância da família como factor de protecção e rede de apoio na prevenção para os adolescentes e jovens.

No último módulo, a Secretaria de Educação disponibilizou conteúdos voltados para a dinamização da aprendizagem. Realizaram-se simulações de situações de risco específicas para avaliar a missão preventiva e trabalhou-se na educação para o cuidado pessoal e para o cuidado do outro.

Artigo de Roxana Alfieri, publicado em Vida Nueva Digital a 29 de Setembro de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui