Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 25 Out 2022
Visita do Papa ao Bahrein enviará "um forte sinal" à Arábia Saudita e ao Irão
Administrador apostólico da região está confiante de que a permanência de Francisco neste pequeno país “leve a entender que é absolutamente necessário criar uma relação de respeito mútuo”
  © Andrew Medichini / POOL / AFP

O Papa Francisco viajará, de 3 a 6 de novembro, ao Bahrein, de onde enviará "um forte sinal" aos seus dois vizinhos: Arábia Saudita e Irão . “Não posso imaginar que esta estadia passe despercebida em Riad e Teerã”, garantiu na segunda-feira o bispo Paul Hinder, administrador apostólico da Arábia do Norte, num encontro remoto com vários meios de comunicação internacionais, incluindo Vida Nueva, organizado pela associação Iscom.

“A visita do Papa terá um valor simbólico e poderá ter consequências que talvez ainda não possamos identificar. Acredito que indo para um pequeno estado que não entra nos grandes jogos de poder do Médio Oriente, embora tenha seu lugar económico, pode ser um bom ponto de partida para enviar sinais aos vários países do Médio Oriente e do Golfo”, explicou. Esta visita de Jorge Mario Bergoglio insere-se no ciclo de viagens feitas anteriormente a Abu Dhabi, Marrocos, Iraque e Cazaquistão , “além de outras que talvez venha a fazer mais tarde se a sua saúde o permitir”. A intenção de Francisco é “abrir as nossas mentes e fazer-nos entender que é absolutamente necessário fomentar uma relação de respeito mútuo e colaboração no terreno, sempre que possível”, disse este diplomata do Vaticano.

Avançar com o diálogo com o Islão

No caminho do diálogo, o Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum foi um marco, pois foi assinado por Francisco em fevereiro de 2019 em Abu Dhabi juntamente com o Sheikh Ahmed al Tayyeb, Grande Imã de al Azhar e figura de referência para os muçulmanos sunitas. “Não é o «non plus ultra», mas é um documento importante para ter uma base comum sem trair as raízes da região ou o credo de união dessas religiões”, disse o bispo suíço. “O Papa continuará a avançar mesmo que nem todos na Igreja Católica ou no mundo muçulmano concordem . Com os seus passos corajosos, tem contribuído para a procura de uma solução para os conflitos não só naquela área como no mundo”.
Localizado no Golfo Pérsico e formado por 33 ilhas, o Bahrein é considerado um exemplo de convivência inter-religiosa em que vivem cerca de 80.000 católicos, dos quais apenas cerca de mil são locais, sendo os restantes imigrantes principalmente das Filipinas e da Índia. A maioria dos seus 1,7 milhões de habitantes são muçulmanos: dois terços dos quais são xiitas e os restantes sunitas. “A liberdade religiosa no Bahrein está entre as maiores do mundo árabe” , afirma o administrador apostólico, lembrando que a primeira Igreja Católica em todo o Golfo Pérsico foi inaugurada neste país em 1939, e onde a Catedral de Nossa Senhora da Arábia foi inaugurada há pouco menos de um ano.

Artigo de Darío Menor (Roma), publicaodo em Vida Nueva Digital, a 24 de outubro de 2022.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui