Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Vida Nueva Digital | 11 Nov 2022
Papa: “As mulheres são melhores construtoras de pontes do que os homens”
“Fujamos da tentação deste protagonismo mundano, que muitas vezes nos engana disfarçando-se de causas nobres”, disse o Papa à comunidade do Pontifício Colégio Nepomuceno.
  © Vida Nueva Digital

O Papa Francisco recebeu no Palácio Apostólico do Vaticano, esta quinta-feira, a comunidade do Pontifício Colégio Nepomuceno, dedicado a São João Nepomuceno, um padre checo que, além de ser o santo padroeiro de Boémia (parte ocidental da República Checa), é o padroeiro das pontes devido ao seu martírio: foi atirado para o rio Vltava a partir da ponte Charles em Praga por não querer quebrar o segredo da confissão.

“Uma forma adequada de honrar a sua memória é, portanto, tentar, na vida concreta, construir pontes onde haja divisões, distâncias, mal-entendidos”, disse o Papa Francisco aos presentes no encontro. “De facto, sermos nós próprios pontes, instrumentos humildes e corajosos de encontro, de diálogo entre pessoas e grupos diferentes e opostos”, uma vez que este “é um traço que pertence à identidade de Cristo”. O Santo Padre reconheceu que “as mulheres fazem isso melhor: uma mulher sabe melhor do que nós, homens, como construir pontes”. “E tu”, disse Francisco, referindo-se aos presentes, “ensina-nos a fazê-lo!”.

Evitar o protagonismo
O Sumo Pontífice reconheceu ainda que “isto não pode ser feito sem oração”, porque “as pontes são construídas com base na oração intercessora: dia após dia, invocando insistentemente o coração de Cristo, são lançadas as fundações para que duas margens distantes e hostis possam comunicar novamente”.

“E aqui chegamos ao ponto central: Jesus Cristo é a ponte e Ele é o pontífice”, disse Francisco. “Ele é a nossa paz, ele é aquele que derruba e derrubou os muros da inimizade, e é a ele que devemos sempre guiar e atrair pessoas, famílias e comunidades”, acrescentou.
Alertou ainda que “o Senhor quer que todos nós sejamos servos, irmãos e irmãs, não prima protagonistas. O Senhor quer que sejamos combatentes. Fujamos da tentação deste protagonismo mundano, que muitas vezes nos engana, disfarçando-se de causas nobres”.

Artigo de Elena Magariños, publicado em Vida Nueva Digital a 10 de novembro de 2022

Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga