Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
Diário: Terço às 18:30 Quinta feira: Adoração na continuidade da Eucaristia até às 20h
UM POUCO DA HISTÓRIA
O toque de Deus na história da Aliança de Santa Maria começou com algumas senhoras que, em 1966, sentiram um chamamento a uma vida de oração, consagração e comunhão com Deus e entre si, pelas mãos de Santa Maria. O Porto foi o berço do pequeno núcleo que aí se juntou a 25 de março desse ano.
Entre as convulsões sociais da época, o Espírito Santo e Nossa Senhora, foram-lhes fazendo sentir a urgência de anunciar o Evangelho e a Mensagem de Fátima que viam como dom de Deus de importância singular. A partir de 1974, intensificaram o trabalho apostólico difundindo a oração do Rosário, bem como os pedidos de Nossa Senhora de Reparação e Consagração. Daqui brotaram os movimentos laicais ligados à congregação: Cruzada Nacional do Terço, Luzeiros de Santa Maria e Aliados Reparadores. Mais tarde, surgiram, também, o Luzeiro dos Pastorinhos, para crianças e, mais recentemente, o grupo Ignis para jovens.
Enraizada na Palavra de Deus, num espírito de entrega filial, profunda alegria e união fraterna, a Aliança de Santa Maria foi-se constituindo como pequeno rebanho ao serviço do Senhor e do seu Reino, tendo sido aprovada como Associação de Fiéis por D. Eurico Nogueira, a 28 de Novembro de 1985 e, como Congregação Religiosa, por D. Jorge Ortiga, a 13 de junho de 2002.
CARISMA
O carisma da Aliança de Santa Maria é cooperar na Nova Evangelização, através do Coração Imaculado de Maria, com o rosto específico da Mensagem de Fátima. Este é um modo de vida alicerçado nas verdades do Evangelho, anunciadas por Nossa Senhora, na Cova da Iria. É de salientar, ainda, a centralidade de vida em Deus, o amor a Jesus Eucaristia, ao Imaculado Coração de Maria e à Igreja, o desejo de santidade e o zelo por participar na História da Salvação. Esta forma de viver, traduz-se em diversas atividades apostólicas nas paróquias e em diversos grupos, colaborando com a Igreja Local, de acordo com as necessidades do momento.
FUNDADORAS
A Aliança de Santa Maria surgiu pela ação do Espírito Santo que suscitou em Maria Áurea Ferreira Soares e em Maria Clara de Vasconcelos Pereira o desejo de radicalidade e entrega total ao Senhor, bem como um especial amor a Nossa Senhora a quem chamavam "Mãe".
A Maria Áurea era professora de liceu quando conheceu a Maria Clara no seu percurso de formação de professora do Ensino Básico. Eram mulheres de inteligência e força de vontade invulgares, de diferentes origens e personalidades, que procuravam seguir fielmente a Cristo. A Áurea tinha 41 anos e a Clara 18, quando deixaram tudo para se lançarem na missão que ardia nos seus corações.
A Clara, de frágil saúde, tinha um carácter delicado, sensível e incrivelmente alegre, que manifestou em constantes gestos de mãe. A Áurea unia uma vasta cultura e talento artístico a um espírito determinado e ao dom da palavra. Eram duas almas de fogo com uma intensa paixão por Deus e pelo Reino, ao qual se dedicaram incansavelmente. A Clara faleceu em 1994 e a Áurea em 2001, tendo irradiado nas suas vidas a constância da Fé, a confiança inquebrantável na Palavra de Deus e a força da Unidade que assumiram como voto.
COMUNIDADE DE GUIMARÃES
A comunidade de Guimarães está presente na Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira. Colabora no Secretariado Regional da Catequese, na Liturgia e na Catequese. Realiza atividades pastorais com os Leigos ligados à congregação, com casais (encontros Deus a dois), jovens (encontros Logos) e crianças (encontros Luzeiro dos Pastorinhos). Estes encontros, orientados segundo os traços da Mensagem de Fátima, têm como objetivo proporcionar, por um lado, o encontro íntimo com Jesus e, por outro, a experiência partilhada de fé. Cada Aliada de Santa Maria procura ser a presença de Jesus e a presença materna de Nossa Senhora, através do cuidado, da atenção e da oração pelas necessidades de cada pessoa.
Para além da comunidade de Guimarães (casa geral), a Aliança de Santa Maria está, ainda, em Estarreja, Coimbra, Fátima (duas comunidades, entre as quais a de formação) e Belém (Lisboa), com um número total de trinta e nove membros que vivem os votos de Pobreza, Castidade, Obediência e Unidade.
Para conhecer melhor a «Aliança de Santa Maria» pode consultar o site oficial:
Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães
253416144
terça-feira, quinta-feira e sexta-feira das 17h30 às 18h30.
Outros horários de atendimento podem ser solicitados pelos seguintes contatos:
E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt
Telefone: 253416144.
Horários
SEMANA:
- SEGUNDA A SEXTA FEIRA
19h na Igreja da Senhora da Oliveira
- QUARTA FEIRA
17h na Igreja da Misericórdia
FIM DE SEMANA:
- SÁBADO
Igreja Senhora do Carmo
19h na Igreja da Senhora da Oliveira
- DOMINGO
11h na Igreja da Misericórdia
12h e 19h na Igreja da Senhora da Oliveira
Para confissões e acompanhamento espiritual é possível fazer marcação:
E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt
Telefone: 253416144.