Toma e Lê
Toma e Lê
Oração e Adoração

         Diário: Terço às 18:30        

         Quinta feira: Adoração na continuidade da Eucaristia até às 20h 

         Hora Cenáculo:na 4ª quinta feira de cada mês (25/01; 22/02), propomos um tempo com Jesus Eucaristia na adoração, meditação e reconciliação. Às 17h30 faremos a exposição do Santíssimo e culminamos às               19h com a celebração da Eucaristia. Durante este tempo estará um sacerdote para atender de confição ou escutar e uma irmã da Aliança de Santa Maria para poder escutar quem desejar.

 

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira
Equipa de comunicação | 29 Nov 2023
Irmandade de São Nicolau celebra o padroeir
Eucaristias no domingo dia 3, às 12h e na quarta, dia 6, às 19h
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Equipa de comunicação

A Irmandade de São Nicolau assinala, no domingo dia 3, às 12h, na Eucaristia a festa do seu padroeiro acolhendo todos os Nicolinos. Entre novos e velhos será momento de convívio e reencontros.

Na quarta, dia 6, às 19h, na Eucaristia paroquial, seguindo o calendário litúrgico, celebra-se a memória de São Nicolau, Bispo.

Esta é a homenagem que a Irmandade convida todas a fazer a São Nicolau: viver e praticar os seus ensinamentos, desígnios e valores, todos os dias das nossas vidas, em prol do bem comum.

As cerimónias acontecem no âmbito do programa das Festas Nicolinas, uma tradição vimaranense com perto de 500 anos de História, cujas origens remontam a 1535.

As Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau, que era oriundo da Ásia Menor e terá vivido nos séculos III e IV. Julga-se que terá sido Bispo em Mira, Turquia. As Nicolinas são a única celebração académica de Guimarães, sendo igualmente das festas académicas mais antigas do país, mobilizando todos os anos milhares de atuais e antigos estudantes vimaranenses, entre os dias 29 de novembro e 07 de dezembro.

Este culto terá chegado a Guimarães através dos peregrinos de vários pontos do país e do estrangeiro que aqui se deslocavam para venerarem Nossa Senhora de Guimarães (Padroeira de Portugal até ao séc. XVII), também através da passagem de romeiros de/e para Santiago de Compostela que terão deixado como marca a sua devoção a S. Nicolau, representando atualmente um testemunho intangível do património cultural vimaranense.

Boas Festas Nicolinas!

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Casa Paroquial
Morada

Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães

TEL

253416144

Cartório Paroquial

Secretaria: terças e quintas: 10h às 13h e 17h às 19h30 (este atendimento servirá para todos os assuntos relacionados com a vida paroquial como sejam: intenções de missa, documentos: casamentos, batizados, direitos paroquiais)

Atendimento do Pároco: (terça, dia 13 de fevereiro não haverá atendimento) terça-feira, quinta-feira e sexta-feira das 17h30 às 18h30

Outros horários de atendimento podem ser solicitados pelos seguintes contatos: 

senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt

253416144 (Chamada para rede fica nacional)

939588473 (Chamada para rede móvel nacional)

Eucaristias

 

Horários 

SEMANA: 

- SEGUNDA A SEXTA FEIRA 

19h na Igreja da Senhora da Oliveira

- QUARTA FEIRA

17h na Igreja da Misericórdia 

 

FIM DE SEMANA:

- SÁBADO

 Igreja Senhora do Carmo 

19h na Igreja da Senhora da Oliveira 

- DOMINGO

11h na Igreja da Misericórdia

12h e 19h na Igreja da Senhora da Oliveira

 

 

Confissões

Para confissões e acompanhamento espiritual é possível fazer marcação: 

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt 

Telefone: 253416144.

Párocos