XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá #307
Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 12 Nov 2021
Effathá#261
Boletim Paroquial de 15 a 21 de novembro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

SEMANA BÍBLICA ARCIPRESTAL: nos dias 16, 17 e 18, decorrerá a Semana Bíblica do nosso Arciprestado, com a presença do Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego. Será on line através dos meios digitais do Facebook (www.facebook.com/arciprestadovnfamalicao) e Youtube do Arciprestado. Tendo por base a palavra chave para este ano pastoral – Cuidar - o tema para estes dias bíblicos é: “Deus cuida de nós: família, jovens e últimos”. Procuremos participar e motivar à participação.

DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A XXXVI JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: Hoje, Deus diz a cada um de vós  (jovens) mais uma vez: «Levanta-te!» Espero de todo o coração que esta mensagem ajude a preparar-nos para tempos novos, para uma página nova na história da humanidade. Mas não há possibilidades de recomeçar sem vós, queridos jovens. Para levantar-se, o mundo precisa da vossa força, do vosso entusiasmo, da vossa paixão. É neste sentido que gostaria de meditar, juntamente convosco, sobre o trecho dos Atos dos Apóstolos onde Jesus diz a Paulo: «Levanta-te! Constituo-te testemunha do que viste» (cf. At 26, 16).

LAUSPERENE PAROQUIAL: em diálogo, no Conselho Pastoral, depois de bem ponderar as datas e o objectivo do Sagrado Lausperene Paroquial, entendeu-se adiar para o mês de março. Por isso não o faremos neste mês como era habitual.

BOLETIM 2020 DO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL: no passado dia 22 de outubro, o Centro Social e Paroquial de São Martinho de Brufe divulgou os acontecimentos e vivências do ano 2020 com o lançamento do seu habitual boletim. A décima primeira edição conta ainda com testemunhos de utentes, colaboradores e famílias. O boletim 2020 é distribuído gratuitamente e pode encontra-lo à saída da eucaristia.

CADERNO DA CORAGEM: no mesmo evento, iniciamos uma campanha de angariação de fundos, com a venda do Caderno da Coragem que se apresenta simultaneamente como uma agenda e um bloco de notas diferenciado. Este caderno é muito significativo, mas também interpelativo para os próximos tempos, que acreditamos ser o pós-pandemia Covid19. O caderno será um bom auxílio às notas pessoais, ou até mesmo à agenda pessoal e profissional. O seu interior tem ainda 12 palavras motivadoras e destacáveis. É um belo presente para familiares e amigos no natal. Desta forma estarão a ajudar quem ajuda. Poderá ser adquirido nos serviços administrativos e tem o custo de 20€. A todos agradecemos a ajuda.

ZELADORAS - PRECISAM-SE: como sabemos, a Igreja é zelada por pessoas voluntárias que amam a Igreja e a servem com amor. Agradecemos a cada uma delas o seu serviço e a sua grande generosidade. A casa de todos os cristãos está sempre asseada e limpa. Como é bom entrarmos nela e sentirmos que está bem cuidada e zelada. Mas este grupo de voluntárias está a diminuir. Estamos com muita dificuldade em alguns meses. Dezembro e Janeiro, neste momento, não têm ninguém para cuidar da Igreja. Quem vai varrer, limpar e decorar a Igreja!? Vamos deixar de tratar dela? Não creio que esta comunidade, sempre tão bairrista e vaidosa pela sua Igreja deixe que isto aconteça. Apela-se também à partilha para as despesas no custo das flores. “Para Deus o melhor!” dizia-se antigamente. E agora não Lhe damos o melhor porquê? Pensemos nisto e em família façamos o discernimento possível para darmos um pouco do nosso tempo para que a nossa Igreja continue a estar sempre bela, e a ser a casa onde gostamos de estar. Obrigado pela vossa colaboração. Onde todos ajudam nada custa!

REZAR PELOS DEFUNTOS: propomos que, durante este mês de novembro, de forma individual ou em família, se reze pelos defuntos. Procurai a oração no site da paróquia e, em casa ou junto à sepultura dos seus familiares ou amigos, rezai por eles, todos os dias. Não nos esqueçamos dos que nos precederam na fé. Rezar por eles é também rezar com eles. Rezar suaviza a dor e alimenta a esperança em Cristo ressuscitado.

CELEBRAR PELOS FAMILIARES – INTENÇÕES DE MISSA: o gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade, bem como o de visitar o cemitério. Quando deixarmos de rezar pelos defuntos, isso significa que os perdemos da memória. A Missa é atualização da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ao celebrá-la damos graças a Deus por tão precioso dom para a humanidade. Em Cristo, todos participamos do mesmo mistério. Ao pedir a missa pelos familiares e amigos estamos a reavivar em nós a nossa esperança, isto é, colocamo-nos no caminho do encontro com Deus, na comunhão dos santos. Recordamos que o encontro com Deus e com os familiares chegará um dia também a cada um de nós. Além disso, é reconhecermos a importância de, ao rezar pelos irmãos que partiram, refletirmos sobre o sentido último das nossas vidas.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: dia 19, sexta-feira, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho