XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 3 Dez 2021
Effathá#264
Boletim Paroquial de 6 a 12 de dezembro

ADVENTO
“Gestação” é o tema para a nossa caminhada de Advento e Natal. Ele tem em conta que o nosso Plano Pastoral: “onde há amor nascem gestos”. Por isso, será em gestos concretos que esta proposta se alicerçará. Para cada semana foi escolhido um gesto (germinar, sorrir, saltar de alegria, saudar, embalar, olhar e escutar) que procurará dar fecundidade a diversos ambientes: a Liturgia, a Família, a Catequese, a Escola e a Juventude. Só com gestos concretos, que sejam expressão da caridade, é que poderemos cultivar a virtude da esperança, fazendo um caminho em conjunto, em “gestação” de Jesus Cristo, em cada um de nós, nas nossas comunidades e em toda a Igreja.

DESAFIO ÀS FAMÍLIAS - SORRIR
Nesta segunda semana do Advento, desafiamos as famílias a promoverem os sorrisos: personalizar a máscara de proteção com um smile, desenhar sorrisos e espalhar pela casa. Sobretudo, sorrir uns para os outros. O esforço de sorrir mesmo quando não há motivos. Onde há amor, nascem sempre gestos salvadores. Esta semana podes gerar sorrisos que salvam, curam e alegra.

DESAFIO - PRESÉPIO
A comunidade está convidada a fortalecer a tradição de montar o presépio em família. Propomos que haja, em cada casa ou família, um presépio exterior, de jardim, ou num espaço visível para quem passa.

CONFISSÕES DE ADVENTO
Podemos celebrar os sacramento da reconciliação no dia 14, das 21h às 22h.

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição. Com esta solenidade afirmamos que Maria é chamada a «cheia de graça» (Lc 1, 28). Esta sua identidade recorda-nos o primado de Deus na nossa vida e na história do mundo; recorda-nos que o poder de amor de Deus é mais forte do que o mal, pode preencher os vazios que o egoísmo provoca na história das pessoas, das famílias, das nações e do mundo.

BENÇÃO DAS GRÁVIDAS
No dia 8 de dezembro, na Eucaristia, às 9h45, faremos a bênção das grávidas. É uma bênção especial, concedida às mulheres grávidas e aos seus bebés, bem como às suas famílias, para que se sintam amadas e protegidas por Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima, que também se encontra grávida de Seu Filho, por esta ocasião. Aquelas famílias que manifestem vontade de receber a bênção, podem inscrever-se na sacristia, no cartório ou por mail (saomartinhodebrufe@ arquidiocese-braga.pt.) até dia 5 de Dezembro.

FESTA DO MENINO JESUS
este ano a festa do Menino é organizada pelo nosso Agrupamento de Escuteiros. Partilhemos com eles e ajudemo-los a preparar bem a Festa do Menino Jesus: o Natal. Nas entradas da Igreja estão as caixas das esmolas para fazerdes as vossas ofertas. Desde já, obrigado.

BODAS DE PRATA DA LEGIÃO DE MARIA
Esta quarta-feira, na Solenidade da Imaculada, a Legião de Maria celebra os seus 25 anos de presença na nossa paróquia. A todos os legionários damos os parabéns e pedimos a interceção de Maria por cada um deles e pelo Movimento em todo o mundo. Esta data é também um desafio aos cristãos desta comunidade a tomarem parte neste movimento mariano.

BODAS MATRIMONIAIS
No dia 8 de dezembro, no final da Eucaristia das 9h45, convocamos os casais que celebraram bodas matrimoniais no ano de 2021, para um pequeno encontro.

ADVENTO/NATAL SOLIDÁRIO
Para ajudar a nossa comunidade nas várias despesas do dia a dia, propomos: AZULEJO “FAMÍLIA” (azulejo industrial 100×100mm, cozido e vidrado em forno de alta temperatura. O motivo impresso é da autoria de Luís Melo. Nesta arte, está um mote para a (re)descoberta do património cultural e religioso. É um presente económico (6€) e colecionável); o livro “AO MEU QUERIDO JESUS” (livro de orações para crianças e adolescentes. Os pais e avós podem ajudar os filhos e netos a rezar a Jesus e a Deus. Custa 5€ cada. É um belo presente de Natal); VELA DA CARITAS - “10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz”. Com a compra destas velas está a praticar gestos de solidariedade para ajudar quem mais precisa no nosso país. Cada tem o custo de 2€. CADERNO DA CORAGEM: este caderno, feito pelo Centro Social, é um bom auxílio para as notas pessoais, ou até mesmo à agenda pessoal e profissional. O seu interior tem ainda 12 palavras motivadoras e destacáveis. É um belo presente de Natal. Desta forma estarão a ajudar quem ajuda. Poderá ser adquirido nos serviços administrativos e tem o custo de 20€. A todos agradecemos a ajuda.

CELEBRAR PELOS FAMILIARES – INTENÇÕES DE MISSA
O gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade. Não deixemos de o fazer.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Dia 11, sexta-feira, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal