Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
DESAFIO ÀS FAMÍLIAS – ESCUTAR: “Escutar é o princípio da sabedoria”. Para responder a quem nos chama é preciso fazer silêncio e escutar. Não se trata apenas de ouvir, mas de dispor o coração para nos reconhecermos chamados, todos, sem exceção. É o próprio Deus que nos fala e revela: somos seus filhos amados! Por isso, neste Domingo da Festa do Batismo de Jesus, sugerimos às famílias que coloquem em destaque a toalha de Batismo, acendem a vela do Batismo e rezem o Credo. Depois, visitem o álbum de fotografias dos Batismos da família. E aí, falem uns com os outros sobre o dia do batismo: como era antigamente e como é hoje? O que é que mudou? Este será um exercício de escuta familiar. Pedir a um mais velho da família, a nossa biblioteca viva, que nos conte uma história da sua vida de fé (a primeira comunhão, o casamento de um familiar...).
PANDEMIA - Orientação para as celebrações litúrgicas: tendo em conta o forte agravamento da atual situação pandémica, devido sobretudo à nova variante Ómicron da Covid-19, a Conferência Episcopal recomenda vivamente que, a partir das celebrações do Natal, inclusive nas Missas da Vigília, se observe um adequado distanciamento entre os participantes, conforme as orientações da Direção Geral da Saúde. Continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras.
PEDIR O BATISMO: apesar de estarmos em tempo de pandemia, nada impede a celebração do Batismo. O sacramento do Batismo é pedido pelos pais. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Batismo. Preferencialmente são celebrados ao sábado ou ao domingo. No entanto, em cada dia só há uma celebração de Batismo. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora dos que a seguir desejaram o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove-se um encontro de formação, na última sexta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração do Batismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período. Uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do Batismo, apontamos o dia da Vigília Pascal como o dia por excelência da celebração do Batismo.
SÍNODO – POR UMA IGREJA SINODAL: o Sínodo já está em andamento. Depois das indicações da Arquidiocese, vamos dar agora início ao processo sinodal na paróquia. Trata-se um acontecimento sem precedentes na vida da Igreja Universal: todos somos chamados a responder ao apelo do papa Francisco. Para o efeito, faremos uma ação de formação sobre o Sínodo e como vamos nós proceder na paróquia. Esta formação será no dia 18 deste mês, às 21h15, na Cripta da Igreja Paroquial. Está destinada a quem quiser participar e a quem quer dar o seu contributo para a renovação da Igreja e da comunidade paroquial. Todos os movimentos e grupos de apostolado devem de igual modo fazer-se presentes com todos os elementos cativos. Vamos iniciar este processo, não como quem responde a mais um inquérito, mas como quem se envolve no processo e dá o seu melhor para o discernimento no Espírito Santo do caminho da Igreja.
FESTA DO MENINO JESUS - OBRIGADO: em nome dos escuteiros agradecemos a partilha para a Festa do Menino, a qual resultou em 78,62€. Obrigado pela partilha.
LEILÃO DE REIS: estávamos a programar fazer o Leilão de Reis, neste segundo Domingo de Janeiro. Contudo, a pandemia não nos permite fazer esta iniciativa. Em todo o caso, juntamente com os delegados de lugar, entendemos que deveríamos fazer o Leilão noutra altura. Assim, estamos a prever fazer o leilão no primeiro domingo de Fevereiro. Esperemos que já haja condições para tal. Pedimos a vossa compreensão e motivação para esta iniciativa comunitária de ajuda às necessidades da paróquia.
EQUIPAS DE ACOLHIMENTO – OBRIGADO: sonhamos com uma comunidade fraterna e acolhedora. Com a pandemia, esta necessidade tornou-se indispensável. Desejamos que, nas celebrações, cada irmão seja acolhido fraternalmente, acarinhado e recebido com a marca da alegria da fé. Estas equipas, à entrada da igreja, têm feito um trabalho de excelência, não obstante as dificuldades e as incompreensões de alguns em acolher as orientações neste tempo de pandemia. Só lhes podemos agradecer o seu contributo, a dedicação e o cuidado para que na Igreja estejamos bem, mesmo nas condições a que o covid_19 nos obriga. Faço o apelo para que outros possam responder com a mesma generosidade para que não sobrecarreguemos sempre os mesmos. Quem poderá ajudar!? Apelo desde já à vossa generosidade, envolvimento e corresponsabilidade.
ESTATÍSTICA PAROQUIAL DE 2021: no passado ano, celebraram-se 10 batismos; 39 crianças celebraram a Primeira Comunhão; 25 jovens celebraram o Sacramento da Confirmação; 3 pares de jovens celebraram o Matrimónio; e 22 irmãos habitam já a Casa do Pai.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 14, das 17h às 19h.
Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe
252303250
Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.
Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.
Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt
Eucaristia Semanal
Terça-feira: 19h15
Sexta-feira: 19h15
Eucaristia Dominical
Domingo: 9h45
Confissões
Setembro
Dezembro
Março
Junho/Julho