XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá #307
Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 14 Jan 2022
Effathá#270
Boletim Paroquial de 17 a 23 de janeiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

FORMAÇÃO SOBRE O SÍNODO: o sínodo já está em andamento. Trata-se de um acontecimento sem precedentes na vida da igreja universal: todos somos chamados a responder ao apelo do papa. Para o efeito, faremos uma formação sobre o sínodo e como vamos nós proceder na paróquia. Esta formação será no dia 18, às 21h15, na cripta da igreja. Destina-se a quem quiser dar o seu contributo para a renovação da igreja e da comunidade. Todos os movimentos e grupos de apostolado devem fazer-se presentes com todos os elementos. Vamos iniciar este processo, não como quem responde a um inquérito, mas como quem se envolve no processo e contribuiu para o discernimento do caminho da igreja.

SÍNODO: o Papa Francisco anunciou que o tema deste Sínodo seria “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, pedindo, nesta primeira fase, o contributo de todos os fiéis, sem esquecer outras pessoas de diferentes confissões religiosas, aqueles que se encontram afastados da Igreja e os que estão à margem da nossa sociedade. Estas três palavras expressam a própria natureza da Igreja: COMUNHÃO: pela sua graciosa vontade, Deus reúne-nos como povos diversos de uma só fé, através da aliança que oferece ao seu povo. A comunhão que partilhamos encontra as suas raízes mais profundas no amor e na unidade da Trindade. PARTICIPAÇÃO: um chamamento ao envolvimento de todos os que pertencem ao Povo de Deus – leigos, consagrados e ministros ordenados – para se empenharem no exercício de uma escuta profunda e respeitosa uns dos outros.  MISSÃO: a Igreja existe para evangelizar. Nunca podemos estar centrados em nós mesmos.  A nossa missão é testemunhar o amor de Deus no meio de toda a família humana. Este Processo Sinodal tem uma dimensão profundamente missionária.

SINODALIDADE: “o tema da sinodalidade não é um capítulo de um tratado de eclesiologia; muito menos, uma moda, um slogan ou um novo termo para usar ou instrumentalizar nas nossas reuniões. Não! A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão.”  Papa Francisco.

ORAÇÃO PELO SÍNODO (ADSUMUS SANCTE SPIRITUS): o Papa pede-nos que invoquemos o Espírito Santo para guiar a Igreja a uma mais profunda comunhão, participação na vida em Cristo e compromisso na missão evangelizadora da Igreja. Esta oração, atribuída a Santo Isidoro de Sevilha (560-636), tem sido tradicionalmente utilizada nos concílios e nos sínodos durante séculos. A versão que se segue foi especificamente concebida para o caminho sinodal da Igreja de 2021 a 2023.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo!
Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!

Só a Vós temos por Guia:
vinde a nós, ficai connosco,
e dignai-vos habitar em nossos corações.
Ensinai-nos o rumo a seguir
e como caminhar juntos até à meta.

Nós somos débeis e pecadores:
não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho,
nem as simpatias humanas
ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós,
caminhando juntos para a vida eterna,
sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte,
em comunhão com o Pai e o Filho,
pelos séculos dos séculos.
Amen.

DOMINGO DA PALAVRA: o Papa Francisco instituiu o III Domingo do Tempo Comum como o Domingo da Palavra de Deus. Com ele recorda a “importância e o valor da Sagrada Escritura para a vida cristã”. Como estamos a valorizar a Palavra de Deus na Liturgia e na nossa vida?

PANDEMIA - Orientação para as celebrações litúrgicas: devido ao forte agravamento da pandemia, devido sobretudo à variante Ómicron da Covid-19, a Conferência Episcopal recomenda vivamente que se observe um adequado distanciamento entre as pessoas, conforme as orientações da DGS. Continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras.

LEILÃO DE REIS: estamos a prever fazer o leilão no primeiro domingo de fevereiro. Esperemos que já haja condições para tal. Pedimos a vossa compreensão e motivação para esta iniciativa comunitária de ajuda às necessidades da paróquia.

ESTATÍSTICA PAROQUIAL DE 2021: no passado ano, celebraram-se 10 batismos; 39 crianças celebraram a Primeira Comunhão; 25 jovens celebraram o Sacramento da Confirmação; 3 pares de jovens celebraram o Matrimónio; e 22 irmãos habitam já a Casa do Pai.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 21, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho