XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá #307
Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 28 Jan 2022
Effathá#272
Boletim Paroquial de 31 de janeiro a 6 de fevereiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

SOLENIDADE DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR E FESTA DA SENHORA DAS CANDEIAS: no dia 2, quarta-feira, às 19h15, celebraremos a Festa da Apresentação do Senhor e Festa de Nossa Senhora das Candeias. Ambas estão intimamente ligadas, pois quando Maria e José vão ao Templo e apresentam Jesus, Ele é apelidado por Simeão por “Luz das nações”. Maria é aquela que transporta Jesus Cristo, Luz das Nações. Na celebração faremos a bênção das velas. Haverá velas para todos os que o desejarem, para as quais pedimos apenas que deixem um donativo correspondente.

DIA DOS CONSAGRADOS: dia 2, quarta-feira, no dia da Festa da Apresentação do Senhor, celebramos, também, o dia dos Consagrados. Rezemos pelos consagrados e consagradas da nossa comunidade paroquial. Peçamos ao Senhor da Messe que suscite nos mais jovens a alegria de responderem com generosidade ao seu chamamento para servir o Reino de Deus.

PASTORAL FAMILIAR INTERPAROQUIAL: dia 3, quinta-feira, às 21h30, na residência paroquial de Sto Adrião, reúnem-se as equipas de pastoral familiar da unidade pastoral.

DIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA: no fim de semana de 5 e 6, celebramos o dia da Universidade Católica Portuguesa. O peditório das Eucaristias desse fim de semana, revertem para a Universidade. Desde já gratos pela vossa generosidade.

LEILÃO DE REIS: devido às condições pandémicas, o Leilão não será realizado. Agradecemos toda a atenção e aguardemos por melhor situação.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL: dia 8 de fevereiro, às 21h15, Cripta da Igreja, realiza-se a segunda reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial do corrente ano. Pedimos aos conselheiros que, junto dos membros dos vários movimentos e grupos paroquiais, preparem a sua participação no CPP.

SÍNODO - SITE: para ficar a par de tudo o que se passa sobre o Sínodo - Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão - consulte este site: www.sinodoembraga.pt. Se quiser, não sendo a melhor opção, poderá participar de forma individual. No site encontra a forma de participar.

SÍNODO: o Papa Francisco anunciou que o tema deste Sínodo seria “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”, pedindo, nesta primeira fase, o contributo de todos os fiéis, sem esquecer outras pessoas de diferentes confissões religiosas, aqueles que se encontram afastados da Igreja e os que estão à margem da nossa sociedade. Estas três palavras expressam a própria natureza da Igreja: comunhão: pela sua graciosa vontade, Deus reúne-nos como povos diversos de uma só fé, através da aliança que oferece ao seu povo. A comunhão que partilhamos encontra as suas raízes mais profundas no amor e na unidade da Trindade. participação: um chamamento ao envolvimento de todos os que pertencem ao Povo de  Deus – leigos, consagrados e ministros ordenados – para se empenharem no exercício de uma  escuta profunda e respeitosa uns dos outros.  missão: a Igreja existe para evangelizar. Nunca podemos estar centrados em nós mesmos.  A nossa missão é testemunhar o amor de Deus no meio de toda a família humana. Este Processo Sinodal tem uma dimensão profundamente missionária.

SIDONALIDADE: “o tema da sinodalidade não é um capítulo de um tratado de eclesiologia; muito menos, uma moda, um slogan ou um novo termo para usar ou instrumentalizar nas nossas reuniões. Não! A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão.”  Papa Francisco.

PANDEMIA - Orientação para as celebrações litúrgicas: devido ao agravamento da pandemia, a Conferência Episcopal recomenda que se observe um adequado distanciamento entre as pessoas, conforme as orientações da DGS. Continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras.

SITE DA PARÓQUIA: consulte a nossa página através de http://www.diocese-braga.pt/smbrufe/.

APLICAÇÃO DA PARÓQUIA: para ajudar o meio ambiente e ter uma consciência mais ecológica, podemos ter acesso a todas as informações e notícias da paróquia através da aplicação para telemóvel. Chama-se KYRIOS ChMS. Descarregue-a para o seu telemóvel e procure a sua paróquia ou outras que pretenda receber notícias.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 4, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho