XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 18 Fev 2022
Effathá#275
Boletim Paroquial de 21 a 22 de fevereiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

COORDENAÇÃO DA CATEQUESE: dia 23, quarta-feira, reune-se na residência paroquial.

ENCONTRO INTERPAROQUIAL DE CATEQUISTAS: no dia 24, quinta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral de Sto Adrião, haverá encontro para todos os catequistas da unidade pastoral. Vamos preparar a caminhada quaresmal e pascal. A presença de todos é estímulo e alegria para cada um de nós.

CONFRARIA - COBRANÇA DOS ANUAIS: a Confraria do Santíssimo Sacramento está a fazer a cobrança dos anuais, a partir desta semana. 

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada
gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação
fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue.

SÍNODO - SITE: para ficar a par de tudo o que se passa sobre o Sínodo - Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão - consulte este site: www.sinodoembraga.pt. Se quiser, não sendo a melhor opção, poderá participar de forma individual. No site encontra a forma de participar.

SITE DA PARÓQUIA: consulte a nossa página através de http://www.diocese-braga.pt/smbrufe/.

A LITURGIA NA COMUNIDADE – CELEBRAR MELHOR: a liturgia cristã é o ato de louvor do povo de Deus ao Senhor pelo grande dom de amor, paz e consolação ao Seu povo. Portanto, a liturgia é um ato consciente de participação. Ninguém assiste, todos celebram. O sacerdote preside a toda a ação de louvor, mas todos celebram com ele as maravilhas de Deus. Algumas notas para melhor celebrarmos: 
PONTUALIDADE – não tem havido pontualidade nas celebrações. Como era importante que todos fizessem o esforço por estarmos todos a horas para em comum uns com os outros iniciarmos a Eucaristia. 
SILÊNCIO – nem sempre conseguimos o silêncio. Ele é tão importante à escuta e à interiorização. Façamos silêncio antes, durante e no final. Não tenhamos medo dos silêncios na liturgia. Eles são oportunidade de fecundidade, de encontro mais pessoal e íntimo com o Senhor. Ajudemos a calar os nossos barulhos exteriores. E promovamos entre todos a interioridade. Sobretudo nos funerais. Não tem havido capacidade de fazer silêncio quando o sacerdote chega para fazer o levantamento do corpo da capela mortuária para a Igreja. Há sempre muito falatório. Creio que aqui é devido um pouco mais de respeito. 
ESCUTAR – segundo Santo Agostinho, “escutar a Palavra de Deus é como se alimentar de Cristo”. São Jerónimo afirma: «Lemos as Sagradas Escrituras. Eu penso que o Evangelho é o Corpo de Cristo; penso que as santas Escrituras são o seu ensinamento. E quando Ele fala em “comer a minha carne e beber o meu sangue” (Jo 6, 53), embora estas palavras se possam entender do Mistério [eucarístico], todavia também a palavra da Escritura, o ensinamento de Deus, é verdadeiramente o corpo de Cristo e o seu sangue. Quando vamos receber o Mistério [eucarístico], se cair uma migalha sentimo-nos perdidos. E, quando estamos a escutar a Palavra de Deus e nos é derramada nos ouvidos a Palavra de Deus que é carne de Cristo e seu sangue, se nos distrairmos com outra coisa, não incorremos em grande perigo?». 
AJOELHAR – está a aumentar o número de pessoas que não se ajoelham no momento da Consagração. Nota-se isto sobretudo nos casamentos e funerais. Não estão a proceder com sentido reverente face ao momento. Só quem tem motivos de saúdo para não se ajoelhar, está dispensado desse gesto tão significativo. É um momento de adoração, de prostração diante do nosso Deus que se faz alimento para nós, como nos disse. É um ato de nobreza e de fé..

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 25, das 17h às 19h.
 

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho