XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá #307
Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 25 Fev 2022
Effathá#276 Boletim
Paroquial de 28 de fevereiro a 6 de Março
PARTILHAR IMPRIMIR
 

LAUSPERENE: no dia 5, Sábado, das 14h15 às 20h50, faremos o Lausperene paroquial. Às 21h, celebraremos a Eucaristia Vespertina. Estamos a preparar a Catequese os Escuteiros para dinamizarem toda a tarde de Lausperene. Em todo o caso, apelamos à presença dos cristãos para que organizem o seu tempo e venham adorar o Santíssimo Sacramento no horário correspondente ao seu lugar.

ORAÇÃO E JEJUM PELA PAZ NA UCRÂNIA: “Convido todos a fazer no próximo dia 2 de março, quarta-feira de Cinzas, um dia de jejum pela paz. Encorajo de modo especial os crentes a fim de que naquele dia se dediquem intensamente à oração e ao jejum.” Papa Francisco

QUARESMA: começamos nesta quarta-feira a Quaresma. É um forte convite à conversão. Para o efeito, propomos:
- PONTO CRUZ é o título da proposta orante para o caminho quaresmal da comunidade e da família.
- A CRUZ EM NOSSAS CASAS: a pandemia foi-nos fechando as portas, mas não nos impediu de celebrar e expressar a nossa fé. Com efeito, voltamos a propor que cada família coloque na sua porta, varanda ou jardim uma Cruz, durante o tempo da Quaresma e no tempo Pascal a possa florir ou iluminar. Desta forma tornamos mais claro que a Cruz é o ponto central do caminho de identificação com Jesus.
- CANTINHO DA ORAÇÃO: em cada casa crie-se um espaço de oração, onde pode replicar o cenário
que encontra na Igreja paroquial. Além da Cruz e dos cubos, com os “pontos de esforço”, podemos colocar a Bíblia e uma vela para acender no momento da oração pessoal ou familiar. Assim, farão uma caminhada pessoal e familiar ao ritmo da liturgia paroquial.
- “REZAR NA QUARESMA”: livro de oração diária, a partir da Palavra, para rezar em família ou pessoalmente. Custa 1€.
- CONFISSÕES: dia 12 de Março, das 10h às 11h30, na Igreja paroquial, para toda a comunidade. Convocamos de foram especial toda a catequese do 4.o ao 10.o ano. O centro da RECONCILIAÇÃO não é o pecado, mas a INESGOTÁVEL MISERICÓRDIA de Deus. Não haja medo.
- CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Faça o seu contributo penitencial, pondo o seu donativo nas caixas à porta da Igreja. Gratos pela generosidade.

PONTO CRUZ ou .CRUZ: no ambiente digital, apercebemo-nos da existência de diversas extensões dos domínios (.com, .pt, .gov, .edu, .org,...) que identificam a sua especificidade. Ao incarnarmos na nossa realidade eclesial, também descobrimos uma extensão do nosso domínio de sermos cristãos que é uma marca identificativa: a Cruz. Deste enquadramento, brota a temática da caminhada que o Departamento para a Liturgia da Arquidiocese de Braga propõe para o tempo de Quaresma e Páscoa: .Cruz. Efetivamente, a Cruz é o ponto central da manifestação de Jesus Cristo ao mundo, a forma como Ele se revela a cada pessoa; é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; é a Cruz que nos identifica como cristãos, é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz é, portanto, o ponto central e nuclear do caminho quaresmal e pascal. Por um lado, é para a Cruz que nos voltamos neste itinerário quaresmal, num caminho de conversão, assumindo Pontos de Esforço, como etapas da nossa configuração progressiva com a Cruz. Mas também é a Cruz que nos configura com Cristo Ressuscitado. Por isso, tomamos o caminho pascal, ao jeito dos discípulos de Emaús, passando da dimensão pessoal para a lógica comunitária. Configurados com Cristo Ressuscitado, acompanhados pelo Seu Espírito, somos enviados, tornamo-nos discípulos missionários, partilhando com toda a comunidade a alegria da fé, a força da esperança e a caridade como modo de agir. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja, estamos em ponto de Missão. Vivemos a Missão em Ponto.

CONFERÊNCIA “O PAPEL DA MULHER DA IGREJA”: no dia 5, às 21h no Centro Pastoral de Sto Adrião, a Pastoral Familiar Arciprestal promove uma conferência sobre a Mulher na Igreja, com a presença do P.e Carlos Carneiro, a Dra Fabrizia Raguso e a Ir. Luísa Almerinda. Participemos.

OFERTA PAROQUIAL: os envelopes da oferta paroquial começarão a ser distribuídos ao começar a Quaresma. Obrigado

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: sexta-feira, dia 4, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho