XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 23 Set 2022
Effathá#306
Boletim Paroquial de 26 de setembro a 2 de outubro

ENCONTRO GERAL DE CATEQUISTAS: no dia 27, terça-feira, às 21h15, na Cripta da Igreja, haverá encontro para todas as catequistas da comunidade. A participação de todos é fundamental para uma melhor programação do ano.

ASSEMBLEIA DE MOVIMENTOS: depois da leitura da carta do nosso Arcebispo, convocam-se todos os movimentos e grupos paroquiais de apostolado para uma assembleia de movimentos no dia 4 de outubro, às 21h15, na cripta da Igreja. A presença de todos é estima e estímulo para todos.

CATEQUESE - MATRÍCULA: quem ainda não fez a matrícula para o primeiro ano ou a renovação da matrícula na catequese deve fazê-lo no cartório paroquial, no horário de atendimento de sexta-feira. Passem a informação. Obrigado.

INÍCIO DA CATEQUESE: a catequese começará em meados de outubro. Entretanto daremos informações mais precisas sobre o começo da catequese e quais as novidades. Contamos com a alegria e o testemunho da comunidade como primeiro lugar de evangelização, ou seja, de encontro com Jesus e com Deus. Contamos também com as famílias como primeiras e principais educadoras da fé, pelo testemunho de vida e por serem a verdadeira sala de catequese onde nos fazemos autênticos discípulos de Jesus. Contamos ainda com generosidade e disponibilidade de alguns membros da comunidade que dão o seu melhor para acompanharem as famílias e as crianças na descoberta do Amor de Deus e do Deus Amor. Um grande bem-haja às catequistas e a todos os colaboradores da catequese.

JMJ 2023 – FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO: as Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 aproximam-se a passos largos e a Arquidiocese de Braga, nomeadamente a Pastoral Juvenil, está a preparar o acolhimento dos jovens peregrinos estrangeiros. De 26 a 31 de Julho de 2023, milhares de jovens chegarão a Portugal para as Pré-Jornadas e serem acolhidos nas várias dioceses. Nestes dias que antecedem a Jornada, os jovens chegam para fazer uma experiência de fé, conhecer melhor a região, a cultura, a Igreja local e as suas especificidades. Preferencialmente, serão acolhidos nas paróquias, em famílias de acolhimento. O que é necessário para ser Família de Acolhimento? Que cada família que aceita este desafio possa providenciar espaço para acolher, no mínimo, dois jovens, disponibilizando-lhes um local onde possam dormir e fazer a sua higiene diária. Deve também garantir os pequenos-almoços e, pontualmente, outras refeições. Se possível e sendo necessário, deve também facilitar o transporte dos jovens peregrinos de e para os locais de encontro, na paróquia ou no arciprestado. Mesmo que não domine a língua dos jovens, haverá sempre outras formas de interação.

INSCRIÇÃO - FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO JMJ 2023: se deseja em fazer parte desta experiência irrepetível, das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, então aceite acolher, em sua casa, alguns jovens de outros países. Inscreva-se AQUI, ou contacte o Comité Organizador do nosso Arciprestado (coavnfamalicao@arquidiocese-braga.pt) ou a paróquia/pároco (comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt).

CARTA PASTORAL DE D. JOSÉ CORDEIRO: “Juntos, somos Igreja sinodal samaritana. Onde há amor, aí habita Deus.” Este é o título da primeira Carta Pastoral que o novo Arcebispo da nossa Arquidiocese escreve. Dando continuidade ao tema da Caridade e da renovação da Igreja proposto anteriormente pelo Arcebispo Emérito, Sr. D. Jorge, o Sr. D. José, apresenta algumas linhas de ação pastoral para a Arquidiocese e para as comunidades paroquiais, as quais destaco aqui: fazer sinodalidade; Jornada Mundial da Juventude – caminhar com os jovens; Ano Litúrgico-Ano Pastoral; Visita Pastoral; Peregrinação ao encontro do(s) Outro(s); Escuta e formação; Juntos na Missão. Podem ler a sua carta através do site da Arquidiocese: https://diocese-braga.pt/noticia/1/34843.

APLICAÇÃO MÓVEL – COMUNICAÇÃO PAROQUIAL: para melhor comunicar e para que a informação seja mais eficaz, a arquidiocese através do programa de gestão paroquial Kyrios, criou uma aplicação para as Paróquias divulgarem eventos e notícias; horários; contactos; Boletim Effathá. Para o efeito, procure a app Kyrios ChMS e siga os passos para a adicionar ao seu Telemóvel.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 1 de outubro, sexta-feira, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal