XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Everton Silva | 6 Nov 2022
Effathá#312
Boletim Brufe de 7 a 13 de novembro 2022

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL

Dia 9 de novembro, quarta-feira, às 21h15, na cripta da igreja. Pede-se que cada delegado do movimento prepare com os seus elementos a participação no Conselho. A missão, a comunhão e a participação, palavras chave do Sínodo sobre a Igreja promovido pelo Papa Francisco hão de pautar a atitude na preparação de cada movimento, por uma igreja missionária.

MOSTRA COMUNITÁRIA

Nos dias 12 decorre, no Pavilhão Multiusos do Centro Social de Brufe, a Mostra Comunitária. Trata-se de um evento promovido pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia. A abertura será às 10h e terminará pelas 24h. Sublinhamos o Festival da Francesinha a cargo dos Escuteiros do nosso Agrupamento do CNE. Pode encontrar o programa da Mostra nas redes sociais da Junta de Freguesia. Participem!

CATEQUESE – INTERRUPÇÃO

Devido à Mostra Comunitária, no próximo sábado, dia 12, não há catequese. Obrigado pela atenção e cuidado.

VI DIA MUNDIAL DOS POBRES

No dia 13, o Papa Francisco, na sua mensagem, convida-nos a refletir sobre a “experiência de fragilidade e limitação”, provocada pela Covid-19, e a “tragédia” da guerra na Ucrânia, com repercussões globais. Diz ele: “Não estamos no mundo para sobreviver, mas para que, a todos, seja consentida uma vida digna e feliz. A mensagem de Jesus mostra-nos o caminho e faz-nos descobrir a existência duma pobreza que humilha e mata, e há outra pobreza – a dele – que liberta e nos dá serenidade”. Que este dia não nos passe despercebido.

REZAR PELOS DEFUNTOS – PROPOSTA DE ORAÇÃO

Propomos que, durante este mês de novembro, de forma individual ou em família, se reze pelos defuntos. Procurai a oração no site da paróquia ou através deste código QR, e, em casa ou junto à sepultura dos seus familiares ou amigos, rezai por eles, todos os dias. Não nos esqueçamos dos que nos precederam na fé. Rezar por eles é também rezar com eles. Rezar suaviza a dor e alimenta a esperança em Cristo Vivo.

CELEBRAR PELOS FAMILIARES – INTENÇÕES DE MISSA

O gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade, bem como o de visitar o cemitério. Quando deixarmos de rezar pelos defuntos, isso significa que os perdemos da memória. A Missa é atualização da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ao celebrá-la damos graças a Deus por tão precioso dom para a humanidade. Em Cristo, todos participamos do mesmo mistério. Ao pedir a missa pelos familiares e amigos estamos a reavivar em nós a nossa esperança, isto é, colocamo-nos no caminho do encontro com Deus, na comunhão dos santos. Recordamos que o encontro com Deus e com os familiares chegará um dia também a cada um de nós. Além disso, é reconhecermos a importância de, ao rezar pelos irmãos que partiram, refletirmos sobre o sentido último das nossas vidas.

EXPOSIÇÃO “FÉ DE BARRO” – COLEÇÃO DOS PADROEIROS

Trata-se de uma exposição de esculturas em barro, impar e única pela sua dimensão e característica, que apresenta a reprodução de todas as imagens dos padroeiros das 54 paróquias do Arciprestado. Podem visitar esta bela exposição às terças feiras das 10h às 13h e às quintas feiras das 14h30 às 17h. A entrada é livre. Vale a pena! Visitem!

JMJ 2023 – FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO

As Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 aproximam-se a passos largos e a Arquidiocese de Braga, nomeadamente a Pastoral Juvenil, está a preparar o acolhimento dos jovens peregrinos estrangeiros. De 26 a 31 de julho de 2023, milhares de jovens chegarão a Portugal para as Pré-Jornadas e serem acolhidos nas várias dioceses. Nestes dias que antecedem a Jornada, os jovens chegam para fazer uma experiência de fé, conhecer melhor a região, a cultura, a Igreja local e as suas especificidades. Preferencialmente, serão acolhidos nas paróquias, em famílias de acolhimento.

O que é necessário para ser Família de Acolhimento? Que cada família que aceita este desafio possa providenciar espaço para acolher, no mínimo, dois jovens, disponibilizando-lhes um local onde possam dormir e fazer a sua higiene diária. Deve também garantir os pequenos almoços e, pontualmente, outras refeições. Se possível e sendo necessário, deve também facilitar o transporte dos jovens peregrinos de e para os locais de encontro, na paróquia ou no arciprestado. Mesmo que não domine a língua dos jovens, haverá sempre outras formas de interação.

ATENDIMENTO PAROQUIAL

Dia 11, sexta, das 17h às 19h.

Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal