XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 14 Jan 2023
Effathá #322
Boletim da paroquial de 16 a 22 de janeiro

CATEQUESE – UMA NOVA ETAPA: temos vindo a pensar e a repensar a catequese. Desejamos que as crianças, adolescentes e pais tivessem maior presença na vida da comunidade no tempo de Advento e Natal. Sublinhamos sobretudo a participação nas Eucaristias festivas do Natal, de Santa Maria e Ano Novo e na Epifania do Senhor. Agora, paramos um pouco. Também queremos fazer balanço entre o que propusemos e o que alcançamos. A nova etapa da catequese começa a 4 de fevereiro no horário previsto.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL: para o dia 18, às 21h15, na Cripta da Igreja, convocam-se todos os delegados de lugar assim como os delegados de cada movimento para o conselho pastoral paroquial. A presença de todos é estímulo e estima por cada um e por cada membro da paróquia. A Agenda com a ordem de trabalhos será, entretanto, enviada por mail.

ENCONTRO ARCIPRESTAL DE CATEQUISTAS: dia 28, sábado, às 14h30, no Centro Pastoral de Sto Adrião, as catequistas da comunidade paroquial estão todas convidadas a participar neste momento de formação, partilha e oração, que congrega todos os catequistas do Arciprestado. A participação de cada um é estímulo e estima por todos.

SÍMBOLOS DA JMJ – CRUZ E ÍCONE DE MARIA: de 2 a 5 de fevereiro o nosso arciprestado acolhe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Trata-se da Cruz e do Ícone de Maria que São João Paulo II entregou aos jovens no primeiro encontro mundial em Roma, em 1986. Em torno de Cristo, de Maria e do Santo Padre, os jovens celebraram o tema "Confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça” (1Pe 3, 15). Este ano será Portugal a receber a JMJ, em Lisboa de 1 a 6 de agosto, com o tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Os símbolos percorrerão algumas zonas do arciprestado e no dia 4 e 5 estarão na nossa comunidade. Oportunamente será dada mais informação.

DESTAQUE PEDIR O BATISMO: são os pais quem pedem o sacramento do Batismo à Igreja para os seus filhos. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Batismo. Preferencialmente são celebrados ao domingo ou ao sábado, numa única celebração. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora e o local dos que a seguir desejam o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove-se um encontro de formação, na última quinta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração do Batismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período, uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do Batismo. Propomos o dia da Vigília Pascal, pois este é o dia por excelência para a celebração do Batismo. Para mais esclarecimento, passem pelo cartório paroquial.

PRESÉPIO - AGRADECIMENTO: em nome da comunidade agradecemos a generosidade e a solicitude da Conferência Vicentina e da Legião de Maria. Agradecemos também a generosidade de cada um pelas ofertas. Obrigado a todos.

ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS: de 18 a 25, todos os cristãos estão convocados para rezar pela unidade entre cristãos ortodoxos, protestantes, católicos... O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2023 inspira-se no texto bíblico: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.” (Isaías 1,7).

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA NOS HOSPITAIS: não descurar a importância do acompanhamento espiritual e religioso no tempo de permanência no Hospital e da necessidade de declararem e pedirem a assistência religiosa na admissão ao Hospital. No caso de essa não ser prestada, devem ainda usar o livro de reclamações para fazerem ouvir a sua voz.

CONFRARIA DO SANTÍSSIMO - SORTEIO DE NATAL: estes são os números do Sorteio de Natal organizado pela Confraria do Santíssimo Sacramento; 1.º prémio 0462; 2.º prémio 1200; 3.º prémio 1506. Parabéns aos sorteados.

CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS E ALMAS: a partir de 20 de janeiro irá fazer, porta a porta, a cobrança dos anuais referente ao ano de 2023. Mais informa que a partir do mês de fevereiro até ao mês de maio a sede da Confraria estará aberta nos primeiros sábados das 9h00 às 12h30.

ESTATÍSTICA PAROQUIAL DE 2022: no passado ano, celebraram-se 23 batismos; 23 crianças celebraram a Primeira Comunhão; 4 pares de jovens celebraram o Matrimónio; 12 jovens receberam o Sacramento do Crisma; e 27 irmãos habitam já a Casa do Pai.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 20, sexta, das 17h às 19h

Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal