XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 26 Mai 2023
Effathá#341
Boletim Paroquial de 29 de maio a 3 de junho

HABITANDO ENTRE NÓS – ENVIADOS EM MISSÃO: Jesus, ENTRE nós, dispõe o nosso coração para o encontro com Ele e uns com os outros. Em dia de Pentecostes, estamos todos reunidos em comunidade cristã para suplicar que o Espírito Santo desça sobre nós, para sermos enviados a anunciar o nome do Senhor Jesus Cristo, nossa Páscoa e nossa Paz. Por isso, hoje queremos alargar a nossa tenda e dispor toda a nossa vida para sermos enviados em missão, não apenas individualmente, mas num caminho conjunto, como Igreja Sinodal Samaritana. Rezamos unidos a todos os jovens, sobretudo àqueles que são confirmados na fé, com quem queremos fazer caminho de missão, para que aprendamos com eles a ser Igreja habitada por Deus, que está disponível para partir, segundo o fogo do Espírito Santo. Que a nossa comunidade veja mais Jesus no centro da sua vida e seja um sinal cada vez mais visível de Jesus entre todos.

TERMINA O TEMPO PASCAL: com a Festa do Pentecostes termina o Tempo Pascal. Retiramos os sinais pascais das nossas casas, como a cruz florida, mas não termina a vida pascal. Continuemos a alargar a nossa tenda para que nunca deixemos de ser Igreja Sinodal Samaritana.

ENCONTRO DELEGADOS DOS MOVIMENTOS: no dia 1 de junho, às 21h15, na cripta da igreja, haverá um encontro para todos os delegados dos movimentos para organizarmos o arraial paroquial, a realizar-se no dia 30 de junho, na sexta feira da festa do santíssimo Sacramento. A participação de todos é estímulo para todos.

PREPARAÇÃO PARA BATISMO: no dia 2 de junho, às 21h30, no Centro Pastoral de Sto Adrião, para todos os pais e padrinhos que vão batizar os seus filhos em junho.

CONCLUSÃO DA CATEQUESE: no próximo sábado, dia 3, concluímos as sessões de catequese presenciais. Foi um tempo importante para acompanhar as crianças. Agradecemos a todos os catequistas esta sua nobre missão e serviço à comunidade. Agradecemos aos pais e a todas as famílias. Pedimos que continuem a acompanhar os seus filhos na comunidade, celebrando semanalmente a Eucaristia do Domingo. Agradecemos a todos os colaboradores da catequese. A todos bem hajam.

CATEQUESE - RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: durante este mês proceder-se-á renovação da matrícula na catequese. As crianças e adolescentes já receberam a ficha de renovação a qual deve ser devolvida ao catequista até ao fim de maio. O compromisso é dos pais e da família. Não deixem tudo para a última hora e preencham a ficha de renovação para bem nos organizarmos.

MATRÍCULAS PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: as matrículas para os que vão ingressar no primeiro ano da catequese, serão feitas em setembro, no dia 15, às 21h15, na Cripta da Igreja. Passem a informação. Obrigado.

MATRÍCULAS EM EMRC: que os pais matriculem os seus filhos na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Não sendo catequese, é um complemento de formação nos valores legítimos da fé cristã.

CENTENÁRIO DO CNE - o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) foi fundado a 27 de maio de 1923 em Braga, por iniciativa do Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e do co-fundador, Padre Avelino Gonçalves. Um século depois, associamo-nos a todos os escuteiros de Portugal, mais concretamente ao nosso agrupamento 218, para cantar os parabéns e celebrar com eles um século de existência. Novamente em Braga, a 27 de maio de 2023, os escuteiros de Portugal reúnem-se celebrar 100 anos de atividades, amizades, construções e acampamentos! 100 anos de que muitos de nós fazem parte! Estamos a celebrar o passado que nos orgulha, mas, sobretudo, queremos olhar e a traçar o que vai ser o nosso novo século de vida – o nosso futuro. Uma canhota!

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS: no próximo dia 8 de junho, quinta feira, celebramos a festa do Corpo de Deus. Convidam-se os cristãos a participara Eucaristia e num momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, assim como na Procissão Eucarística. A celebração da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a festa do Corpo de Deus, como também lhe chamamos, tem um particular significado. Com efeito, nela se põe em realce o mistério da presença e do dom de Jesus Cristo vivo na Eucaristia e se manifesta a nossa fé, amor e adoração não apenas na celebração litúrgica, mas também na manifestação pública mediante a procissão e o louvor ao Santíssimo Sacramento que caminha connosco e nos envolve na sua própria história de amor. A Eucaristia une-nos a todos à volta da mesa do Senhor. Mas o próprio Senhor envia-nos ao mundo para sermos testemunhas de uma humanidade fraterna, capaz de partir e repartir o pão com os que não o têm.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 2, sexta, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal