XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 23 Jun 2023
Effathá#345
Boletim Paroquial de 26 de junho a 2 de julho
PARTILHAR IMPRIMIR
 

FESTA SANTÍSSIMO SACRAMENTO: esta é a Festa de todas das festas. Diante de nós está o Filho de Deus, Jesus, que se apresenta na mais humilde das formas: pão. Ele se faz alimento para que todos se alimentem d'Ele, isto é, da sua humanidade e da sua divindade, para que cada um de nós alcance a vida plena, a vida eterna. É um mistério a contemplar, a celebrar, a saborear e a adorar. Que as famílias cristãs se alegrem com este Dom tão precioso que Deus nos oferece. Participemos com devoção e piedade.

PROGRAMA RELIGIOSO DA FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
dia 24 de junho - JMJ no tempo (os hinos) 21h30
dia 27 de junho - Filme 21h15
dia 29 de junho - adoração Eucarística - 21h15
dia 1 de julho - Confissões - 10h-11h
dia 2 de julho - Eucaristia - 10h

VISITA AOS DOENTES E IDOSOS: na quinta-feira, dia 29, faremos a visita aos doentes e idosos. Que as famílias nos informem sobre os seus doentes e idosos para que possam receber o Santíssimo Sacramento e celebrar o sacramento da reconciliação. 

FILME - DEUS (NÃO) ESTÁ MORTO - SINOPSE: quando o jovem Josh Wheaton entra para a universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia que não acredita em Deus. O aluno que reafirma sua fé, recusando admitir que Deus está morto, é desafiado pelo professor a provar a existência de Deus. Inicia-se uma batalha entre os dois, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista, até se afastar das pessoas mais importantes para eles.

ARRAIAL PAROQUIAL: na sexta-feira, dia 30, pelas 20h30, damos início ao nosso Arraial Paroquial. É um momento da comunidade e para a comunidade. Como é bom podermos estar juntos, conviver, conversar, brincar, cantar e dançar. Somos a família dos cristãos que se querem bem uns aos outros e fazem gosto em estar juntos. Por isso, todos somos anfitriões e todos somos convidados. Participemos e estimulemos a participar.

PROCISSÃO EUCARÍSTICA, O QUE É? O que são procissões? São súplicas solenes do povo fiel, caminhando ordenadamente de um lugar sagrado para outro, com preces e cânticos (Cerimonial dos Bispos, n. 1093). Procissões eucarísticas são aquelas em que a Eucaristia é levada solenemente pelas ruas com cânticos e em que o povo cristão dá testemunho público de fé e de piedade para com o Santíssimo Sacramento (EDREL 795). Nestas procissões não podem ir imagens de Santos nem relíquias. Porquê? Porque seria contraditório. Na procissão eucarística a referência para a qual o nosso olhar, atenção e oração devem convergir é o Santíssimo Sacramento. Ao colocar outras imagens estaríamos a desviar a nossa concentração do essencial, que é Jesus realmente presente no Pão Eucarístico, a quem o povo fiel suplica, dirigindo-se ao Senhor de todos os Santos. No entanto, a procissão pode ter elementos catequéticos que apontem e ajudem a entender melhor o mistério da Santíssima Eucaristia.

DURANTE A PROCISSÃO EUCARÍSTICA, QUAL A ATITUDE? Numa procissão eucarística nunca somos expectadores, a ver passar a procissão. Devemos ir atrás do Pálio, cantando os louvores de Deus. No fundo caminhamos com Jesus, manifestamos a nossa adesão a Ele. Estamos a dizer que o seguimos de verdade. Se, por algum motivo de saúde ou de outra ordem, não podemos caminhar com Jesus realmente presente no Pão Eucarístico, permanecemos com todo respeito e responsabilidade num determinado lugar. Quando a procissão passar, ajoelhamos à passagem do Pálio, pois nele está o Santíssimo Sacramento. Noutras procissões, como em honra de Santo António ou da Semana Santa, debaixo do Pálio, o sacerdote leva uma relíquia da Santa Cruz (Santo Lenho). Nestes casos fazemos uma vénia e fazemos o sinal da cruz sobre nós.

 O QUE É O PÁLIO? O Pálio é como que uma capa, um manto, uma cobertura, uma espécie de sobre-céu ou dossel portátil, feito de um quadrilongo de pano de seda, com abas pendentes e franjadas, e sustentado por varas, para ser levado à mão e que serve para cobrir, como sinal de distinção e honra, nas procissões solenes, o Santíssimo Sacramento ou o Santo Lenho que se quer adorar. Não confundir este significado com o do Pálio que o Papa e os arcebispos usam: uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros com seis cruzes bordadas.

AJOELHAR-SE: estamos a perder hábito de nos ajoelhar no momento da consagração do Santíssimo, nos casamentos, funerais.... Deixo esta reflexão apresentada pelo Papa Bento XVI: "ajoelhar-se é um ato estranho para a cultura moderna – enquanto cultura que se afastou da Fé, e já não conhece Aquele diante do qual o estar de joelhos é a postura justa e necessária. Quem aprende a crer aprende também a ajoelhar-se. Uma Fé ou uma Liturgia que já não conhece o ajoelhar-se tem o seu núcleo (o seu coração) doente. Nos lugares onde se perdeu, o ato de se ajoelhar deve ser recuperado." (Papa Bento XVI, in 'Introdução ao Espírito da Liturgia')

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 30, sexta, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho