XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#293
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 27 Mai 2022
Effathá#289
Boletim Paroquial de 30 de Maio a 5 de Junho
PARTILHAR IMPRIMIR
 

MISSÃO EM PONTO – TOMAR PPARTE NA MUDANÇA: tomar parte na mudança é uma aventura que nenhum cristão pode desperdiçar. Camões dizia: “Todo o mundo é composto de mudança”. O Cristão está sempre em processo de mudança, de metanoia, de conversão... Faz parte da nossa condição de batizados assumirmos que não estamos completos, que a nossa vida é um caminho de aperfeiçoamento: “Sede perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito” (Mt 5, 48). Tomar parte na mudança é também dar o nosso contributo ético, moral, cultural, social, intelectual, eclesial, político... É adoptar uma postura corresponsável na construção da Igreja e da sociedade que somos. A mudança começa no nosso desejo de conversão pessoal. Esta conversão pessoal tem depois consequências comunitárias. A vida da Igreja não é está ca nem se situa no campo do “está tudo bem assim”. Ela é dinâmica e pede sempre que nos envolvamos no seu crescimento na adesão a Cristo, no nosso discipulado missionário.

MÊS DE MAIO - ORAÇÃO MARIANA - GRATIDÃO: ao terminar o mês de maio, mês de intensa oração mariana, agradecemos a todos os movimentos paroquiais pela dinamizarão a oração do terço. Agradecemos também todos os que promoveram e concretizaram a Procissão Maria: os movimentos, as forças de segurança pública, os Bombeiros Famalicenses e o Hospital.  Estamos gratos ainda a todos os que com mestria e beleza fizeram das nossas ruas um verdadeiro tapete de flores para acolher Nossa Senhora. Parabéns a todos.

ESPECTÁCULO SOLIDÁRIO – TRIBUTO À UCRÂNIA: dia 3 de junho, às 21h00, na Centro Pastoral, haverá um concerto solidário. Participemos!

CATEQUESE – CONCLUSÃO: no dia 4 de junho concluímos a catequese do presente ano pastoral. Agradecemos a todos os seus intervenientes, em especial aos catequistas e aos colaboradores. Obrigado também a todas as famílias.

DIA DOS MOVIMENTOS – VIGÍLIA DO PENTECOSTES: no dia 4 de junho, às 21h30, na Matriz Nova, celebraremos o dia dos Movimentos e grupos de Apostolado. Reunimo-nos em vigília de Pentecostes, invocando o dom do Espírito Santo para todos os membros dos movimentos e para toda a comunidade. Esta vigília de oração está aberta a toda a comunidade. Participemos.

CATEQUESE – RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: durante este mês de maio os pais hão de proceder à renovação da matrícula na catequese dos seus filhos. Para o efeito, estejam atentos ao mail ou ao WhatsApp, pois receberão um link para, desse modo, proceder à renovação da matrícula. Podem ainda fazê-lo através dos meios digitais ou do site da paróquia (www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf). Se tiverem dificuldades devem falar com os respectivos catequistas dos seus filhos.

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: os pais podem inscrever os seus filhos no primeiro ano de catequese através dos meios digitais ou do site da paróquia (www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf). Em todo o caso, no dia 15 de setembro, haverá um encontro para todos os pais matricularam ou pretendem matricular os seus filhos na catequese. Passem a informação. Obrigado.

MATRÍCULAS EM EMRC: que os pais matriculem os seus filhos na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Não sendo catequese, é um complemento de formação nos valores legítimos da fé cristã.

COLABORADORES PRECISAM-SE – ANTONINAS EU SOU MATRIZ: voltaram as Festas Antoninas e com elas a possibilidade do arraial das Antoninas EU SOU MATRIZ. Para o efeito, precisam-se de colaboradores para trabalhar na Mega Sardinhada de 9 a 13. O que é preciso: disponibilidade, vontade de servir a comunidade, alegria, boa disposição... Quem vai aceitar o desafio!? Contactar António Baptista 919539859. Obrigado pela participação ativa.

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS: dia 16, o Arciprestado realiza a procissão do “Corpo De Deus” com todas as paróquias. A celebração inicia às 17h30, na Matriz Nova, com a oração de Vésperas solenes ao Santíssimo Sacramento. Depois, inicia-se a procissão eucarística pelas ruas da cidade (Igreja Matriz, Rua Manuel Pinto Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Praça 9 de Abril). Apelamos à ornamentação das casas com as colchas ou outras manifestações de beleza, nas ruas por onde passa a Procissão do Corpo de Deus. Será um sinal visível de que estamos em festa e manifestamos alegria por isso. É Deus que passa!

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

FAX

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30