XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 5 Ago 2022
Effathá#299
Boletim Paroquial de 8 a 14 de agosto
PARTILHAR IMPRIMIR
 

HORÁRIO DA EUCARISTIA – VERÃO: DOMINGO: missa às 8h30 e às 11h15. A partir do dia 17, inclusive, a missa das 19h15, passa a ser às 21h (Matriz Nova). SEMANA: a partir de 17 de julho até 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, não há Missa às 19h15 (Matriz Nova). Permanece a missa às 9h, na Matriz Antiga, de terça a sábado. SÁBADO: missa vespertina às 18h (Matriz Nova). Gratos pela atenção de todos.

AGRADECIMENTO: estamos a terminar o ano pastoral. A todos os que se esforçaram, colaboraram e participaram, manifestamos a nossa mais sincera e profunda gratidão pela caridade, fé e esperança com que o fizeram. Esta gratidão é também para todos os grupos da paróquia, pela sua dedicação, entrega e maior comunhão com a equipa sacerdotal. A todos o nosso reconhecimento.

BOLETIM EFFATHÁ: este boletim é válido para duas semanas. Pedimos atenção para que não haja enganos.

PEDITÓRIO DE MÊS - MATRIZ ANTIGA: no fim-de-semana, dias 13, 14 e 15, o ofertório das missas reverterá para as obras da Matriz Antiga. Obrigado a todos!

ALPHA - INSCRIÇÕES: se queres conhecer novas pessoas e explorar e descobrir a fé cristã com elas, se tens questões e queres partilhar a tua opinião, então tenta Alpha. Em Setembro iniciamos um novo curso. Inscreve-te. Procura a ficha de inscrição sacristia ou no cartório paroquial. Ou então vê esta notícia aqui e aí encontras a ficha de inscrição. 

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: inscrições no primeiro ano no cartório paroquial ou através do site da paróquia (www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf). Contudo, a 15 de setembro, haverá um encontro para todos os pais que matricularam ou pretendem matricular os seus filhos na catequese. Passem a informação. Obrigado.

MATRÍCULAS EM EMRC: que os pais matriculem os seus filhos  na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Não sendo catequese, é um complemento de formação nos valores legítimos da fé cristã. Pais sejam pais e não deixem aos outros o que vos compete a vós. É da vossa responsabilidade a educação dos vossos filhos. Como cristãos não deixem de matricular os vossos filhos nesta importante disciplina. Pode não contar para passar o ano, mas conta muito para que a vida conte mais e seja vivida com sentido e valor.

FESTA DE SANTO ADRIÃO – DIA DA PARÓQUIA: em Conselho Pastoral, depois do devido discernimento sinodal, entendeu-se alterar a data da Celebração da Festa em Honra do nosso Padroeiro. Assim, a Festa de Santo Adrião será celebrada no terceiro fim de semana de setembro, dias 17 e 18. No dia 17 celebraremos Eucaristia junto à capela de Santo Adrião, faremos a inauguração das obras de restauro do retábulo e da Imagem de Sto. Adrião. No final promoveremos um convívio paroquial. No domingo, em cada uma das Eucaristias honraremos com solenidade o nosso padroeiro. Entretanto, serão dadas mais informações. Contudo reservemos desde já este fim de semana.

VOTOS DA EQUIPA SACERDOTAL: a todos os que vão de férias queremos desejar boas férias. Esperamos que este seja um tempo de descanso e encontro familiar e que ninguém esqueça os seus deveres cristãos. Boas Férias!

JMJ 2023 – FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO: as Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 aproximam-se a passos largos e a Arquidiocese de Braga, nomeadamente a Pastoral Juvenil, está a preparar o acolhimento dos jovens peregrinos estrangeiros. De 26 a 31 de Julho de 2023, milhares de jovens chegarão a Portugal para as Pré-Jornadas e serem acolhidos nas várias dioceses. Nestes dias que antecedem a Jornada, os jovens chegam para fazer uma experiência de fé, conhecer melhor a região, a cultura, a Igreja local e as suas especificidades. Preferencialmente, serão acolhidos nas paróquias, em famílias de acolhimento. O que é necessário para ser Família de Acolhimento? Que cada família que aceita este desafio possa providenciar espaço para acolher, no mínimo, dois jovens, disponibilizando-lhes um local onde possam dormir e fazer a sua higiene diária. Deve também garantir os pequenos-almoços e, pontualmente, outras refeições. Se possível e sendo necessário, deve também facilitar o transporte dos jovens peregrinos de e para os locais de encontro, na paróquia ou no arciprestado. Mesmo que não domine a língua dos jovens, haverá sempre outras formas de interação.

FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO JMJ 2023: se deseja em fazer parte desta experiência irrepetível, das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, então aceite acolher, em sua casa, alguns jovens de outros países. Inscreva-se AQUI, ou contacte o Comité Organizador do nosso Arciprestado (coavnfamalicao@arquidiocese-braga.pt) ou a paróquia/pároco (comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt).

CAPELINHAS DA SAGRADA FAMÍLIA: estas capelinhas vão retomar a visita mensal a todas as famílias. Elas têm um papel muito importante na dinâmica pastoral paroquial. Elas são um sinal da presença de Deus, que visita o seu povo, e lhes oferece o modelo da Sagrada Família, para que cada família se sinta acompanhada e amada por Deus. A visita domiciliária tem por fim levar às famílias a piedade, a oração, a reforma dos costumes, procurando promover a paz e a união entre todos os membros da família. Estas capelas são também um poderoso estímulo de comunhão paroquial, pois, estabelece um laço de comunicação fecundo entre pastor e ovelhas e fomenta a piedade entre as famílias. COMO POSSO RECEBER EM CASA A CAPELINHA? Quem desejar receber esta capelinha da Sagrada Família pode falar com a dona Alice Alves (918294181), coordenadora deste serviço. 

VOTOS DA EQUIPA SACERDOTAL: a todos os que vão de férias queremos desejar boas férias. Esperamos que este seja um tempo de descanso e encontro familiar e que ninguém esqueça os seus deveres cristãos. Boas Férias!

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30