XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 16 Set 2022
Effathá#305
Boletim Paroquial de 19 a 25 de setembro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

ENCONTRO GERAL DE CATEQUISTAS: no dia 24, sábado, às 14h30, no Centro Pastoral, haverá encontro para todas as catequistas da comunidade. A participação de todos é fundamental para uma melhor programação do ano.

INÍCIO DA CATEQUESE: a catequese começa a partir do dia 15 de outubro, nos grupos e horários já afixados no Cartório e no Centro Pastoral. Exceptua-se o primeiro ano de catequese, o qual terá uma abordagem diferente, envolvendo as famílias no processo catequético. Contamos com a alegria e o testemunho da comunidade como primeiro lugar de evangelização, ou seja, de encontro com Jesus e com Deus. Contamos também com as famílias como primeiras e principais educadoras da fé, pelo testemunho de vida e por serem a verdadeira sala de catequese onde nos fazemos autênticos discípulos de Jesus. Contamos ainda com generosidade e disponibilidade de alguns membros da comunidade que dão o seu melhor para acompanharem as famílias e as crianças na descoberta do Amor de Deus e do Deus Amor. Um grande bem-haja às catequistas e a todos os colaboradores da catequese.

ENCONTRO DE COROS: no dia 24, às 21h30, na Matriz Antiga, os Bombeiros Famalicenses promovem um encontro de coros. Participemos no evento.

DIA DO DOENTE E IDOSO – SACRAMENTO DA SANTA UNÇÃO: no dia 2 de outubro, na Eucaristia das 11h15, a Conferência Vicentina promove o dia do doente e do idoso com a Celebração do Sacramento da Santa Unção. Para o efeito, as pessoas devem inscrever-se na Sacristia ou junto dos membros da Conferência vicentina.

PEDITÓRIO DE MÊS - MATRIZ ANTIGA: o ofertório do fim-de-semana passado para as obras rendeu: 655,95€. Obrigado!

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: no cartório paroquial ou através do site da paróquia (www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf). Obrigado.

CARTA PASTORAL DE D. JOSÉ CORDEIRO: “Juntos, somos Igreja sinodal samaritana. Onde há amor, aí habita Deus.” Este é o título da primeira Carta Pastoral que o novo Arcebispo nos escreve. Dando continuidade ao tema da Caridade e da renovação da Igreja proposto anteriormente pelo Arcebispo Emérito, Sr. D. Jorge, o Sr. D. José, apresenta as linhas de ação pastoral para a Arquidiocese e paroquiais, as quais destaco aqui: fazer sinodalidade; Jornada Mundial da Juventude – caminhar com os jovens; Ano Litúrgico-Ano Pastoral; Visita Pastoral; Peregrinação ao encontro do(s) Outro(s); Escuta e formação; Juntos na Missão. Podem ler a sua carta através do site da Arquidiocese: https://diocese-braga.pt/noticia/1/34843. Pede-se aos movimentos e grupos paroquiais de apostolado que a leia e comecem a pensar no seu programa pastoral a partir das premissas que o nosso arcebispo nos deixou.

ASSEMBLEIA DE MOVIMENTOS: depois da leitura da carta do nosso Arcebispo, convocam-se todos os movimentos e grupos paroquiais de apostolado para uma assembleia de movimentos no dia 5 de outubro, às 21h30, Centro Pastoral. A presença de todos é estímulo para todos.

JMJ 2023 – FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO: as Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 aproximam-se a passos largos e a Arquidiocese de Braga, nomeadamente a Pastoral Juvenil, está a preparar o acolhimento dos jovens peregrinos estrangeiros. De 26 a 31 de Julho de 2023, milhares de jovens chegarão a Portugal para as Pré-Jornadas e serem acolhidos nas várias dioceses. Nestes dias que antecedem a Jornada, os jovens chegam para fazer uma experiência de fé, conhecer melhor a região, a cultura, a Igreja local e as suas especificidades. Preferencialmente, serão acolhidos nas paróquias, em famílias de acolhimento. O que é necessário para ser Família de Acolhimento? Que cada família que aceita este desafio possa providenciar espaço para acolher, no mínimo, dois jovens, disponibilizando-lhes um local onde possam dormir e fazer a sua higiene diária. Deve também garantir os pequenos-almoços e, pontualmente, outras refeições. Se possível e sendo necessário, deve também facilitar o transporte dos jovens peregrinos de e para os locais de encontro, na paróquia ou no arciprestado. Mesmo que não domine a língua dos jovens, haverá sempre outras formas de interação.

INSCRIÇÃO - FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO JMJ 2023: se deseja em fazer parte desta experiência irrepetível, das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, então aceite acolher, em sua casa, alguns jovens de outros países. Inscreva-se AQUI, ou contacte o Comité Organizador do nosso Arciprestado (coavnfamalicao@arquidiocese-braga.pt) ou a paróquia/pároco (comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt).

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30