XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Everton Silva | 6 Nov 2022
Effathá#312
Boletim Paroquial de 7 a 13 de novembro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL

Dia 8 de novembro, terça-feira, às 21h30, no Centro Pastoral. Pede-se que cada delegado do movimento prepare com os seus elementos a participação no Conselho. A missão, a comunhão e a participação, palavras chave do Sínodo sobre a Igreja promovido pelo Papa Francisco hão de pautar a atitude na preparação de cada movimento, por uma igreja missionária.

 

VI DIA MUNDIAL DOS POBRES

No dia 13, o Papa Francisco, na sua mensagem, convida-nos a refletir sobre a “experiência de fragilidade e limitação”, provocada pela Covid-19, e a “tragédia” da guerra na Ucrânia, com repercussões globais. Diz ele: “Não estamos no mundo para sobreviver, mas para que, a todos, seja consentida uma vida digna e feliz. A mensagem de Jesus mostra-nos o caminho e faz-nos descobrir a existência duma pobreza que humilha e mata, e há outra pobreza – a dele – que liberta e nos dá serenidade”. Que este dia não nos passe despercebido.

 

RECOLHA DE BENS ALIMENTARES

No fim de semana, dias 12 e 13, em que comemoramos o VI Dia Mundial dos Pobres, a Conferência Vicentina paroquial promove uma recolha de bens alimentares: azeite, óleo, arroz, leite, massas e enlatados. Podem trazer no início das Eucaristias e entregar aos membros da Conferência que vos acolherão com gratidão pelo vosso gesto. Estando as condições econômicas a agravarem-se, a vossa ajuda é preciosa para muitos dos nossos irmãos e suas famílias. Bem hajam pela generosidade.

 

REZAR PELOS DEFUNTOS – PROPOSTA DE ORAÇÃO

Propomos que, durante este mês de novembro, de forma individual ou em família, se reze pelos defuntos. Procurai a oração no site da paróquia ou através deste código QR, e, em casa ou junto à sepultura dos seus familiares ou amigos, rezai por eles, todos os dias. Não nos esqueçamos dos que nos precederam na fé. Rezar por eles é também rezar com eles. Rezar suaviza a dor e alimenta a esperança em Cristo Vivo.

 

CELEBRAR PELOS FAMILIARES – INTENÇÕES DE MISSA

O gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade, bem como o de visitar o cemitério. Quando deixarmos de rezar pelos defuntos, isso significa que os perdemos da memória. A Missa é atualização da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ao celebrá-la damos graças a Deus por tão precioso dom para a humanidade. Em Cristo, todos participamos do mesmo mistério. Ao pedir a missa pelos familiares e amigos estamos a reavivar em nós a nossa esperança, isto é, colocamo-nos no caminho do encontro com Deus, na comunhão dos santos. Recordamos que o encontro com Deus e com os familiares chegará um dia também a cada um de nós. Além disso, é reconhecermos a importância de, ao rezar pelos irmãos que partiram, refletirmos sobre o sentido último das nossas vidas.

 

EXPOSIÇÃO “FÉ DE BARRO” – COLEÇÃO DOS PADROEIROS

Trata-se de uma exposição de esculturas em barro, impar e única pela sua dimensão e característica, que apresenta a reprodução de todas as imagens dos padroeiros das 54 paróquias do Arciprestado. Podem visitar esta bela exposição às terças feiras das 10h às 13h e às quintas feiras das 14h30 às 17h. A entrada é livre. Vale a pena! Visitem!

 

JMJ 2023 – FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO

As Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 aproximam-se a passos largos. De 26 a 31 de Julho de 2023, milhares de jovens chegarão para as Pré-Jornadas e serem acolhidos nas várias dioceses. Nas pré-jornadas, os jovens desejam fazer uma experiência de fé, conhecer a região, a cultura, a Igreja local e as suas especificidades. Preferencialmente, serão acolhidos nas paróquias, em famílias de acolhimento.

O que é necessário para ser Família de Acolhimento? A família que aceita este desafio possa providenciar espaço para acolher, no mínimo, dois jovens, disponibilizando-lhes um local para dormir e fazer a sua higiene diária. Deve também garantir os pequenos-almoços e, pontualmente, outras refeições. Se possível e sendo necessário, facilitar o transporte dos jovens de e para os locais de encontro, na paróquia ou no arciprestado. Mesmo que não domine a língua dos jovens, haverá sempre outras formas de interação.

 

FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO JMJ 2023

Se deseja em fazer parte desta experiência irrepetível, da JMJ2023, então acolha, em sua casa, alguns jovens de outros países. Preencha o boletim de inscrição, ou contacte o Comité Organizador do Arciprestado (coavnfamalicao@arquidiocese-braga.pt) ou a paróquia (comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt).

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30