XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Everton Silva | 18 Nov 2022
Effathá #313
Boletim Paroquial de 14 a 20 de novembro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

LAUSPERENE PAROQUIAL

Nos dias 17 e 18 teremos o Lausperene Paroquial. Com a celebração da Missa, ás 19h15, na Matriz Antiga, iniciamos o Sagrado Lausperene. Recolhemos às 23h, e retomamos no dia 18, às 9h, com a Missa. O encerramento será às 19h15, com a celebração das Vésperas Solenes ao Santíssimo Sacramento, com a presença e colaboração do Orfeão Famalicense. Em cada hora haverá um movimento a dinamizar a adoração ao Senhor Jesus. Encontremos um tempo e passemos pela Matriz Antiga para esse momento de encontro e adoração com o Senhor Jesus. LAUSPERENE – O QUE É?

Lausperene (do latim laus perene, «louvor perene») é a designação dada na Igreja à exposição contínua do Santíssimo Sacramento da Eucaristia (hóstia consagrada) para que os fiéis O possam adorar. «Adoração é reconhecer que Jesus é meu Senhor, que Jesus me mostra o caminho a seguir, me faz entender que só vivo bem se conheço a estrada indicada por Ele. Portanto, adorar é dizer: "Jesus, eu sou teu e sigo-te na minha vida, nunca gostaria de perder esta amizade, esta comunhão contigo". Poderia também dizer que a adoração na sua essência é um abraço com Jesus, no qual eu digo: "Eu sou teu e peço-te que estejas também tu sempre comigo". (Bento XVI)» .

 

ENCONTRO DE CATEQUISTAS

No dia 17, às 21h30, no Centro Pastoral, haverá encontro para todos os catequistas.

 

DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A XXXVII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

”Como recordei na primeira Mensagem, nos séculos XV e XVI, muitos jovens (incluindo tantos missionários) partiram de Portugal rumo a mundos desconhecidos, inclusive para partilhar a sua experiência de Jesus com outros povos e nações (cf. Francisco, Mensagem JMJ 2020). E a esta terra, no início do século XX, Maria quis fazer uma visita especial, quando de Fátima lançou a todas as gerações a mensagem forte e maravilhosa do amor de Deus que chama à conversão, à verdadeira liberdade. A cada um e cada uma de vós renovo o meu caloroso convite a participar na grande peregrinação intercontinental dos jovens que culminará na JMJ de Lisboa em agosto do próximo ano; e recordo-vos que, no próximo 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, celebraremos a Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares espalhadas pelo mundo inteiro.”

 

FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO JMJ 2023

Se deseja em fazer parte desta experiência irrepetível, da JMJ2023, então acolha, em sua casa, alguns jovens de outros países. Preencha o boletim de inscrição, ou contacte o Comité Organizador da paróquia (comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt).

 

REZAR PELOS DEFUNTOS – PROPOSTA DE ORAÇÃO

Propomos que, durante este mês de novembro, de forma individual ou em família, se reze pelos defuntos. Procurai a oração no site da paróquia e, em casa ou junto à sepultura dos seus familiares ou amigos, rezai por eles, todos os dias. Não nos esqueçamos dos que nos precederam na fé. Rezar por eles é também rezar com eles. Rezar suaviza a dor e alimenta a esperança em Cristo Vivo.

 

CELEBRAR PELOS FAMILIARES – INTENÇÕES DE MISSA

O gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade, bem como o de visitar o cemitério. Quando deixarmos de rezar pelos defuntos, isso significa que os perdemos da memória. A Missa é atualização da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ao celebrá-la damos graças a Deus por tão precioso dom para a humanidade. Em Cristo, todos participamos do mesmo mistério. Ao pedir a missa pelos familiares e amigos estamos a reavivar em nós a nossa esperança, isto é, colocamo-nos no caminho do encontro com Deus, na comunhão dos santos. Recordamos que o encontro com Deus e com os familiares chegará um dia também a cada um de nós. Além disso, é reconhecermos a importância de, ao rezar pelos irmãos que partiram, refletirmos sobre o sentido último das nossas vidas.

 

MAGUSTO / CONVÍVIO – EU SOU MATRIZ

O Movimento Eu Sou Matriz convida toda a comunidade para um Magusto/Convívio paroquial, a realizar-se no dia 26, depois da missa das 18h. Haverá Castanhas, um bom arroz à valenciana e sobremesas. O Convívio realiza-se no Centro Pastoral. Para participar pede-se a colaboração de 10€.

Haverá inscrição, a qual deve fazer na sacristia, cartório paroquial ou junto dos membros do Movimento. Guardem já este dia e hora para participarem.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30