XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Everton Silva | 11 Jan 2023
Effathá #321
Boletim da Paróquia de Santo Adrião de 9 a 15 de janeiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

ESCOLA DE FAMÍLIAS

No dia 14, às 21h15, no nosso Centro Pastoral Paroquial, a Pastoral Familiar Arquidiocesana e Arciprestal promove um encontro de formação como tema: “Educar na adolescência: Capacitar para a construção de projetos profissionais e afetivos”. Para explorar esta temática, que toca a vida quotidiana de tantas famílias, a sessão conta com a participação de Teresa Tomé Ribeiro, mãe de oito filhos, Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto e Doutorada em Bioética. O objetivo da Escola de Famílias é ajudar as famílias a enfrentar com sucesso os principais desafios com que se deparam nos dias de hoje, tais como a educação dos filhos adolescentes e como capacitá-los para delinear objetivos no campo profissional e na vertente afetiva. Participemos. Um convite especial aos que são pais com filhos na catequese.

 

CANTAR DAS JANEIRAS

Estamos a organizar e a ensaiar para cantar as janeiras nas casas ou famílias da comunidade. Esta tradição tão característica da nossa gente, encontra eco nas mais belas tradições de Natal. Quem desejar receber em sua casa o grupo da paróquia, na sexta ou no sábado, deve inscrever-se junto do António Baptista (919 539 859) ou do José Pedro Nogueira (918 688 225).

 

FESTA DO BATISMO DO SENHOR

Este ano a Festa do Batismo do Senhor, acontece no dia 9 de janeiro, segunda-feira. Com esta Festa terminamos o Tempo de Natal. Podemos “desfazer” os nossos presépios. Contudo, desafiamos todos os batizados a fazer memória do seu batismo no dia 15. Queremos em comunidade renovar as promessas batismais e reavivar o nosso compromisso cristão de sermos discípulos missionários, para uma inadiável renovação paroquial.

 

ORATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA

Os oratórios da Sagrada Família, que andam de família em família, são uma tradição da Igreja, junto das famílias, para que se assemelhem mais à Família de Nazaré. Receber em casa o oratório é aprofundar o valor da família cristã à luz da Família de Nazaré. Se desejarem receber estes Oratórios falem com a Dona Alice Barroso Alves. Esta é uma forma de nos unir e invocarmos a bênção de Deus para todas as famílias.

 

CATEQUESE – UMA NOVA ETAPA

Temos vindo a pensar e a repensar a catequese. Desejamos que as crianças, adolescentes e pais tivessem maior presença na vida da comunidade no tempo de Advento e Natal. Sublinhamos sobretudo a participação nas Eucaristias festivas do Natal, de Santa Maria e Ano Novo e na Epifania do Senhor. Agora, paramos um pouco. Também queremos fazer balanço entre o que propusemos e o que alcançamos. A nova etapa da catequese começa a 28 de janeiro nos horários previstos.

 

SÍNODO 2021-20224 – ENCONTRO

O Sínodo não terminou. Estamos agora na fase continental. Com efeito, somos chamados a contribuir com a nossa reflexão a partir do documento final, intitulado “alarga o espaço da tua tenda”. Pode encontrá-lo aqui: www.sinodoembraga.pt. Entre no site e, depois de uma leitura meditada e rezada, procure responder às três interpelações finais, até ao dai 15 de janeiro. A participação de todos é fundamental para todos.

 

PEDIR O BATISMO

São os pais quem pedem o sacramento do Baptismo à Igreja para os seus filhos. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Batismo. Preferencialmente são celebrados ao domingo (Matriz Nova) ou ao sábado (Matriz Antiga), numa única celebração. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora e o local dos que a seguir desejaram o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove-se um encontro de formação, na última quinta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração do Batismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período, uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do Batismo. Propomos o dia da Vigília Pascal, pois este é o dia por excelência para a celebração do Batismo. Para mais esclarecimento, passem pelo cartório paroquial.

 

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL

Para o dia 19, às 21h30, quinta feira, no Centro Pastoral, é convocado o Conselho Pastoral Paroquial. Pede-se a cada delegado dos movimentos paroquiais ou grupos de apostolado que preparem o Conselho de acordo com a agenda da ordem de trabalhos que receberão por email. A presença de todos é estímulo e estima para cada um e para a comunidade paroquial.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30