XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 21 Jan 2023
Effathá #323
Boletim da paroquial de 23 a 29 de janeiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

DOMINGO DA PALAVRA - CONHECER AS ESCRITURAS:este Domingo, celebramos o 4° Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019. O lema desta edição é do Evangelho de João: "Nós vos anunciamos o que vimos" (1 Jo 1,3). O Domingo da Palavra de Deus tem como objetivo destacar a presença do Senhor na vida das pessoas. Ele realmente caminha connosco e está presente através da sua Palavra, tal como acontece na passagem bíblica dos Discípulos de Emaús: estamos a caminho, para repercorrer com o Senhor a Escritura, deixando-se ser ensinados e iluminados.

A PALAVRA DE DEUS NA COMUNIDADE:  “Igreja  venerou  sempre  as  divinas  Escrituras  como  venera  o próprio  Corpo  de  Cristo,  não  deixando  jamais,  sobretudo  na sagrada  liturgia,  de nutrir-se do  pão  da  vida,  quer  da  mesa  da Palavra de Deus quer da mesa do Corpo de Cristo, e distribui-lo aos fiéis.”  (Dei Verbum, 21)

LEITURA DA BÍBLIA NUM ANO:neste domingo da Palavra desafiamos os cristãos da comunidade a fazer a Leitura da Bíblia em um ano. Para o efeito propomos um esquema que ajudará a fazer diariamente a leitura. Procure neste link https://linktr.ee/abiblia.em1ano. Aqui encontra várias formas ou ferramentas para o ajudar nesta bela peregrinação pela Palavra de Deus.

RETIRO DO PÁROCO:  nesta semana, de 23 a 27, o pároco estará em retiro. Por isso, não há atendimento do pároco. Agradecemos a vossa atenção e oração.

ENCONTRO ARCIPRESTAL DE CATEQUISTAS:dia 28, sábado, às 14h30, no Centro Pastoral de Sto Adrião, as catequistas da comunidade paroquial estão todas convidadas a participar neste momento de formação, partilha e oração, que congrega todos os catequistas do Arciprestado. A participação de cada um é estímulo e estima por todos.

ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS:de 18 a 25, todos os cristãos estão convocados para rezar pela unidade entre cristãos ortodoxos, protestantes, católicos... O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2023 inspira-se no texto bíblico: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.” (Isaías 1,7).

PREPARAÇÃO DE BATISMO:dia 26, quinta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral, há encontro para pais e padrinhos que apresentam os seus filhos/afilhados para batizar, no próximo mês. Agradecemos a presença e colaboração de todos.

SÍMBOLOS DA JMJ – CRUZ E ÍCONE DE MARIA:de 2 a 5 de fevereiro o nosso arciprestado acolhe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Trata-se da Cruz e do Ícone de Maria que São João Paulo II entregou aos jovens no primeiro encontro mundial em Roma, em 1986. Em torno de Cristo, de Maria e do Santo Padre, os jovens celebraram o tema "Confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça” (1Pe 3, 15). Este ano será Portugal a receber a JMJ, em Lisboa de 1 a 6 de agosto, com o tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Os símbolos percorrerão algumas zonas do arciprestado e no dia 4 e 5 estarão na nossa comunidade. Oportunamente será dada mais informação.

CATEQUESE – UMA NOVA ETAPA: temos vindo a pensar e a repensar a catequese. Desejamos que as crianças, adolescentes e pais tivessem maior presença na vida da comunidade no tempo de Advento e Natal. Sublinhamos sobretudo a participação nas Eucaristias festivas do Natal, de Santa Maria e Ano Novo e na Epifania do Senhor. Agora, paramos um pouco. Também queremos fazer balanço entre o que propusemos e o que alcançamos. A nova etapa da catequese começa a 28 de janeiro nos horários previstos.

PEDIR O BATISMO:são os pais quem pedem o sacramento do Baptismo à Igreja para os seus filhos. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Batismo. Preferencialmente são celebrados ao domingo (Matriz Nova) ou ao sábado (Matriz Antiga), numa única celebração. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora e o local dos que a seguir desejaram o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove-se um encontro de formação, na última quinta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração do Batismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período, uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do Batismo. Propomos o dia da Vigília Pascal, pois esteéo dia por excelência para a celebração do Batismo. Para mais esclarecimento, passem pelo cartório paroquial.

ESTATÍSTICA PAROQUIAL DE 2022: no passado ano, celebraram-se 68 batismos; 42 crianças celebraram a Primeira Comunhão; 13 pares de jovens celebraram o Matrimónio; 23 jovens receberam o sacramento do Crisma; e 49 irmãos habitam já a Casa do Pai.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30