XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 3 Fev 2023
Effathá #325
Boletim da paroquial de 6 a 12 de fevereiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

ENCONTRO DE NOIVOS:no dia 9, quinta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral, teremos o primeiro encontro de noivos, os quais celebrarão este ano o seu matrimónio.

DIA MUNDIAL DO DOENTE:no dia 11, sábado, celebramos o Dia Mundial do Doente. Neste dia teremos em conta nas nossas orações, sobretudo, na Eucaristia, todos os doentes e idosos da comunidade, sobretudo aqueles de quem ninguém se lembra.

DIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA: este fim de semana 4 e 5, celebramos o dia da Universidade Católica Portuguesa. O peditório das missas revertem para a Universidade. Desde já gratos pela vossa generosidade.

FESTA DAS CINCO CHAGAS DO SENHOR: dia 7, celebra-se a Festa das Santas Chagas. A Confraria convida todos os que costumam colaborar com ela, nomeadamente nas procissões da semana Santa e outras atividades, a participar na celebração das 19h15, na Matriz Nova.

ENCONTRO DE CATEQUISTAS:no dia 16, quinta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral, teremos encontro geral de catequistas.

MJ 2023 – PRÉ JORNADAS - FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO:as Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 aproximam-se a passos largos. De 26 a 31 de Julho de 2023, milhares de jovens chegarão para as Pré-Jornadas e serem acolhidos nas várias dioceses. Nas pré-jornadas, os jovens desejam fazer uma experiência de fé, conhecer a região, a cultura, a Igreja local e as suas especificidades. Preferencialmente, serão acolhidos nas paróquias, em famílias de acolhimento. O que é necessário para ser Família de Acolhimento?A família que aceita este desafio providencie espaço para acolher, no mínimo, dois jovens, disponibilizando-lhes um local para dormir e fazer a sua higiene diária. Deve também garantir os pequenos-almoços e, pontualmente, outras refeições. Se possível e sendo necessário, facilitar o transporte dos jovens de e para os locais de encontro, na paróquia ou no arciprestado. Mesmo que não domine a língua dos jovens, haverá sempre outras formas de interação.

INSCRIÇÃO - FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO JMJ 2023:se deseja em fazer parte desta experiência irrepetível, da JMJ2023, então acolha, em sua casa, alguns jovens de outros países. Inscrevam-se neste link INSCRIÇÃO ou comunique com a paróquia (comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt).

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - TESTEMUNHO:relembrar as Jornadas Mundiais da Juventude é sempre bom, porque todas as jornadas, cada uma à sua maneira, dão-nos muito e permitem viver uma experiência em pleno. Mais do que um encontro de jovens é um encontro connosco mesmo, um encontro com o outro. É esta Igreja que se faz viva na União. O que é muito engraçado, porque apesar de se verem ‘mil e uma bandeiras’, perdoem-me a expressão, a verdade é que como diz a música ‘não há fronteiras que separem’ e, efetivamente, não há fronteiras que nos separem em experienciar esta comunhão da Igreja e daquilo que nós acreditamos ser Igreja. A JMJ na Polónia foi uma experiência espetacular. Acima de tudo, pela comunidade que nos acolheu. Havia claramente muitas barreiras linguísticas, mas apesar dessas dificuldades, é efetivamente o amor ao próximo, sem dúvida, o que ultrapassou e que transpôs essas barreiras. Ficamos sobretudo em famílias de acolhimento e as pessoas que nos acolheram foram só excepcionais, das pessoas mais calorosas que nós já vimos. Ainda mantemos contacto. Eles até já vieram cá e nós voltamos a ir lá. Portanto, esta comunhão, esta partilha que sem dúvida as JMJ fazem, proporcionam. As expectativas para a Jornada Mundial da Juventude em Portugal são altas, como é óbvio, não só para as jornadas propriamente ditas em Lisboa, mas como também nas pré-jornadas. Sendo nós um país com uma forte componente católica, sem dúvida que se sente que está toda a gente muito ansiosa pela realização da jornada. Está toda a gente muito empenhada e toda a gente quer proporcionar efetivamente a melhor experiência possível. Vai ser um desafio, sem sombra de dúvida, mas vai ser muito bom. Particularmente porque vai haver muitos jovens que, se eventualmente nunca tiveram a oportunidade de ir a uma jornada até agora, vão tê-la. Vão ter a oportunidade de participar, de acolher, de fazer aquela que é uma das maiores missões de um cristão católico, que é amar o próximo. Portanto, sem dúvida que há muita expectativa. Vemo-nos em Lisboa.” Joana Isabel Carneiro Gomes da Silva, 29 anos, médica.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30