XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 10 Fev 2023
Effathá #326
Boletim da paroquial de 13 a 19 de fevereiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

COZIDO À PORTUGUESAno dia 19, Domingo, entre as 12h e as 13h, no Centro Pastoral, o Movimento Eu Sou Matriz, servirá para TakeAway um Cozido à Portuguesa. Façam a sua encomenda na sacristia, no cartório paroquial (252341279 ou 962740789) ou com o Sr. Pinho (966097277). Podem ainda inscrever-se online neste QRCode.Trata-se de uma angariação de fundos para as obras da paróquia, concretamente a Matriz Nova e Matriz Antiga. ONDE TODOS AJUDAM NADA CUSTA!

ENCONTRO DE CATEQUISTAS: no dia 16, quinta-feira, às 21h30, no Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe, teremos encontro Interparoquial de catequistas, para apresentar a Caminha de Quaresma/Páscoa, abordar o tema: “Exame de consciência – suas práticas”.

MJ 2023 – PRÉ JORNADAS - FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO:as Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 aproximam-se a passos largos. De 26 a 31 de Julho de 2023, milhares de jovens chegarão para as Pré-Jornadas e serem acolhidos nas várias dioceses. Nas pré-jornadas, os jovens desejam fazer uma experiência de fé, conhecer a região, a cultura, a Igreja local e as suas especificidades. Preferencialmente, serão acolhidos nas paróquias, em famílias de acolhimento. O que é necessário para ser Família de Acolhimento?A família que aceita este desafio providencie espaço para acolher, no mínimo, dois jovens, disponibilizando-lhes um local para dormir e fazer a sua higiene diária. Deve também garantir os pequenos-almoços e, pontualmente, outras refeições. Se possível e sendo necessário, facilitar o transporte dos jovens de e para os locais de encontro, na paróquia ou no arciprestado. Mesmo que não domine a língua dos jovens, haverá sempre outras formas de interação.

INSCRIÇÃO - FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO JMJ 2023: se deseja em fazer parte desta experiência irrepetível, da JMJ2023, então acolha, em sua casa, alguns jovens de outros países. Inscrevam-se neste link INSCRIÇÃO ou comunique com a paróquia (comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt).

A LITURGIA NA COMUNIDADE – CELEBRAR MELHOR: a liturgia cristã é o ato de louvor do povo de Deus ao Senhor pelo grande dom de amor, paz e consolação ao Seu povo. Portanto, a liturgia é um ato consciente de participação. Ninguém assiste, todos celebram. O sacerdote preside a toda a ação de louvor, mas todos celebram com ele as maravilhas de Deus. Algumas notas para melhor celebrarmos:PONTUALIDADE não tem havido pontualidade nas celebrações. Como era importante que todos fizessem o esforço por estarmos todos a horas para em comum uns com os outros iniciarmos a Eucaristia.SILÊNCIO nem sempre conseguimos o silêncio. Ele é tão importante à escuta e à interiorização. Façamos silêncio antes, durante e no final. Não tenhamos medo dos silêncios na liturgia. Eles são oportunidade de fecundidade, de encontro mais pessoal e íntimo com o Senhor. Ajudemos a calar os nossos barulhos exteriores. E promovamos entre todos a interioridade. Sobretudo nos funerais. Não fiquemos no exterior da Igreja a falar. A nossa solidariedade passa também pelo respeito por quem participa nas exéquias. ESCUTAR segundo Santo Agostinho, “escutar a Palavra de Deus é como se alimentar de Cristo”. São Jerónimo afirma: «Lemos as Sagradas Escrituras. Eu penso que o Evangelho é o Corpo de Cristo; penso que as santas Escrituras são o seu ensinamento. E quando Ele fala em “comer a minha carne e beber o meu sangue” (Jo 6, 53), embora estas palavras se possam entender do Mistério [eucarístico], todavia também a palavra da Escritura, o ensinamento de Deus, é verdadeiramente o corpo de Cristo e o seu sangue. Quando vamos receber o Mistério [eucarístico], se cair uma migalha sentimo-nos perdidos. E, quando estamos a escutar a Palavra de Deus e nos é derramada nos ouvidos a Palavra de Deus que é carne de Cristo e seu sangue, se nos distrairmos com outra coisa, não incorremos em grande perigo?». AJOELHAR está a aumentar o número de pessoas que não se ajoelham no momento da Consagração. Nota-se isto sobretudo nos casamentos e funerais. Não estão a proceder com sentido reverente face ao momento. Só quem tem motivos de saúdo para não se ajoelhar, está dispensado desse gesto tão significativo. É um momento de adoração, de prostração diante do nosso Deus que se faz alimento para nós, como nos disse. É um ato de nobreza e de fé.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30