XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 24 Fev 2023
Effathá #328
Boletim da paroquial de 28 de fevereiro a 5 de março
PARTILHAR IMPRIMIR
 

VI DOMINGO SALICUS - o Domingo SALICUS, dia 5 de março, das 15h às 17h30, na Matriz Nova. É um encontro de formação destinado a Diretores dos Grupos Corais, Organistas, Salmistas, Coralistas e Párocos. Além disso, haverá momentos musicais, a fim de se dar a conhecer quem somos, as pessoas, os diretores corais, o que existe e ajudar a dinamizar a música sacra na liturgia paroquial.

OFERTA PAROQUIAL: já estão nos escaparates da Igreja, os envelopes para a Oferta Paroquial. O envelope tem uma carta, com informações importantes, como as conta da paróquia do ano 2022. Entregue a Oferta até à Páscoa, no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório das Missas. Pode ainda fazer através de MBWAY (962 740 789), através do site da paróquia, no menu DONATIVOS ou por transferência bancária PT50 0018212403355874020 35 (Santander Totta S.A.). Pode também fazer no seu banco o agendamento de transferência, com o montante que desejar, escolhendo ser mensal, de dois em dois meses ou anualmente. Desta forma pode dividir a sua oferta ao longo do ano e não se esquecerá. Em qualquer dos casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta. Indique de igual modo o NIF se deseja receber recibo. Gratos pela generosidade e corresponsabilidade de todos.

QUARESMA: um forte convite à conversão. Por isso, propomos:
HABITANDO ENTRE NÓS... PARA LIBERTAR é a proposta orante do caminho quaresmal na comunidade e na família.
A CRUZ EM NOSSAS CASAS: a pandemia foi-nos fechando as portas, mas não nos impediu de celebrar e expressar a nossa fé. Com efeito, voltamos a propor que cada família coloque na sua porta, varanda ou jardim uma Cruz, durante o tempo da Quaresma e no tempo Pascal a possa florir ou iluminar. Desta forma tornamos mais claro que a Cruz é o sinal da nossa identificação com Jesus.
CANTINHO DA ORAÇÃO: que cada família crie um espaço de oração, replicando o cenário
 
da Igreja. Além da Cruz, faça uma pequena tenda, a qual estará descoberta, despida... e em cada semana escreva a pergunta da semana e a coloque junto à tenda. Essa questão ajudará a fazer o exame de consciência ao longo da Quaresma. Não deixemos de colocar a Bíblia e uma vela para a oração pessoal ou familiar. Assim, caminhará pessoal e familiar ao ritmo da liturgia paroquial.
“REZAR NA QUARESMA”: livro de oração diária, a partir da Palavra, para rezar em família ou pessoalmente. Custa 1,50€.
VIA SACRA: todas as sextas-feiras, às 15h, na Matriz Antiga.
ORAÇÃO DE VÉSPERAS: todos os Domingos da Quaresma, às 18h30, na Matriz Nova, há Oração de Vésperas com Adoração ao Santíssimo Sacramento. CONFISSÕES: dia 22 de março, das 21h15 às 22h15, na Matriz Nova, e no dia 29 de Março, das 9h30 às 11h, na Matriz Antiga. O centro da RECONCILIAÇÃO não é o pecado, mas a INESGOTÁVEL MISERICÓRDIA de Deus. Não haja medo.
CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Faça o seu contributo penitencial, fazendo donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial. Gratos pela generosidade.

HABITANDO ENTRE NÓS... PARA LIBERTAR: dando continuidade ao tema do Advento e Natal, a pastoral litúrgica arquidiocesana propõe um caminho Quaresmal e Pascal que ajude cada discípulo de Cristo a intuir a presença de Deus entre nós como uma presença libertadora, salvadora: “foi para a verdadeira liberdade que Cristo vos libertou” (Gl 5, 1). Há no caminho quaresmal uma luz pascal, libertadora, que assume a nossa condição frágil, sem tragédia, mas oferece-lhe a possibilidade de ser redimida, salva, amada. HABITANDO ENTRE NÓS (Jo 1,14), Cristo continua a visitar-nos nas realidades e circunstâncias da vida em que cada um se encontra, oferecendo o seu coração de irmão e a sua mão protetora e misericordiosa. A caridade de Cristo entre nós manifesta a proximidade de Deus. Na verdade, “onde há amor, aí habita Deus”. Para o efeito, para que a caridade de Deus nos fortaleça na liberdade, toda a Quaresma terá como pano de fundo algumas questões que vão surgir em cada Domingo da Quaresma, na Eucaristia. Estas interrogações ajudar-nos-ão a fazer um exame de consciência ao longo da Quaresma. Habitados pelo dom do Amor de Deus, nada nos impedirá de celebrarmos o sacramento da reconciliação nos dias previstos. Assim perceberemos muito melhor que quando Deus entra na nossa tenda acontece a liberdade. É está entre nós para nos libertar. Não veio para nos sobrecarregar, mas sim para nos oferecer a verdadeira liberdade dos filhos de Deus. Por isso, façamos deste tempo favorável da Quaresma um tempo forte de conversão pessoal. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito. Para nos tornarmos mais livres segundo o Espírito, as práticas da Oração, do Jejum e da Esmola será um belo exercício para nos exercitarmos na liberdade. Pratiquemos a Quaresma.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30