XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 31 Mar 2023
Effathá #333
Boletim da paroquial de 3 a 9 de abril
PARTILHAR IMPRIMIR
 

SEMANA SANTA – HORÁRIOS:com o Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Maior, a mais importante e mais bela de todo o calendário litúrgico. Vivê-la é entrar na força pascal, do encontro com Deus em Cristo, com a Humanidade ferida pelo pecado, mas salva pela graça de Cristo. Verifiquem os horários e participem com esperança e alegria, nas celebrações e nas procissões, ou outras atividades culturais. Façamos esforço por nos deixamos contemplar por Cristo.

CORTEJO “PÁSCOA HEBRAICA – DEUS ESCUTA O SEU POVO”: dia 2, Domingo de Ramos, a Confraria das Santas Chagas promove um cortejo bíblico sobre a Páscoa judaica, retratando a opressão do povo hebreu e a sua fuga do Egito. Participem!

VISITA PASCAL 2023 - COMPASSO:felizmente a Visita Pascal volta à sua normalidade. A convicção da Ressurreição de Cristo, conduz-nos pelas ruas e casas da comunidade para anunciar, testemunhar e partilhar a alegria da fé. É belo este anúncio da Ressurreição através da Visita Pascal. Alguma orientações para que tudo corra bem: cada grupo do Compasso terá no mínimo cinco pessoas, devidamente identificados; entrará o Ministro da Cruz e o que preside, saudando os presentes, seguindo-lhes os restantes membros; será entregue à família a pagela para a oração pascal, para que todos participem; a Cruz permanece nas mãos do Ministro e o guia do grupo fará uma breve oração com a família reunida; no final da oração, não há o “beijo” à Cruz. Contudo, todos são convidados a venerar a Cruz, fazendo o “Sinal da Cruz” sobre si e inclinam-se à Cruz, em sinal de veneração; seguidamente procede-se à aspersão com água benta dos presentes e do lugar onde se encontram; o bom costume da partilha da mesa, se assim o entenderem, poderá ser feito com os membros do Compasso e familiares. Gratos pela solicitude e cuidado; haja alegria e bom acolhimento de todos.  Que todas as famílias cristãs da comunidade abram as suas casas para acolher a alegria do Ressuscitado. Que Jesus Ressuscitado caminhe sempre connosco pelos caminhos da vida!

ITINERÁRIOS DA VISITA PASCAL: verifiquem os itinerários e horários do Compasso Pascal. Pedimos, por isso, a vossa maior atenção e cuidado para que não haja enganos.

O QUE É O COMPASSO?Qual a sua origem? Compasso é a forma que chegou até nós da expressão latina Crux cum passo Domino, que significa: a Cruz na qual se deu a Paixão do Senhor. Como sabemos, quem preside ao Compasso é a Cruz paroquial. Por razões de ordem prática e logística do Compasso, reproduzem-se outras Cruzes para que presidam aos vários grupos do Compasso paroquial. Ou seja, cada equipa ao entrar em cada lar, apresenta a Cruz, sinal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, diante da qual nos inclinamos como sinal de acolhimento da verdade que ela nos oferece. O Compasso assume também a designação de Vista Pascal, porque aquela Cruz não fala apenas da morte de Jesus, mas sublinha que ela não tem nenhuma força diante da ressurreição de Jesus. Jesus venceu a morte. A Cruz é assim o anúncio da Nova e eterna Aliança que Deus faz com o seu povo: a Páscoa de Jesus.

OFERTA PAROQUIAL: já estão nos escaparates da Igreja, os envelopes para a Oferta Paroquial. Entregue a Oferta até à Páscoa, no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório das Missas. Pode ainda fazer através de MBWAY (962 740 789), através do site da paróquia, no menu DONATIVOS ou por transferência bancária PT50 0018212403355874020 35(Santander Totta S.A.). Pode também fazer no seu banco o agendamento de transferência, com o montante que desejar, escolhendo ser mensal, de dois em dois meses ou anualmente. Desta forma pode dividir a sua oferta ao longo do ano e não se esquecerá. Em qualquer do casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta. Indique de igual modo o NIF se deseja receber recibo. Gratos pela generosidade.

CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Contribua, pondo o seu donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial. Gratos pela ajuda.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30