XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 5 Mai 2023
Effathá#38
Boletim Paroquial de 1 a 7 de maio
PARTILHAR IMPRIMIR

HABITANDO ENTRE NÓS – ACOLHER A VIDA:Jesus, ENTRE nós, dispõe o nosso coração para o encontro com Ele e uns com os outros. Deus habita connosco e está em nós! Deus partilha a sua vida connosco e este é o grande motivo da nossa esperança e da nossa alegria. Por isso, estamos aqui reunidos, não parados nem indiferentes, mas alargando a nossa tenda, buscando novos horizontes e um olhar mais além, para acolhermos a vida e o amor de Deus, anunciando a Palavra e segundo a ação do Espírito Santo em nós. Só assim é que faremos caminho que nos conduza à verdadeira vida!Unimos os nossos corações à vida de cada pessoa e de cada família, que desejam ser receptáculo do amor de Deus, que gera vida em nós pela sua presença e pela sua ação maravilhosa.Que a nossa comunidade veja mais Jesus no centro da sua vida e seja um sinal cada vez mais visível de Jesus entre todos!

MÊS DE MAIO - ORAÇÃO MARIANA: a oração mariana será do dia 1 ao dia 12, na Antiga Matriz, às 21h15 e do dia 15 a 31 às 21h15 na Nova Matriz. Ao Sábado a oração Mariana será às 17h15. Ao Domingo rezemos em família. À semelhança dos anos anteriores, os movimentos dinamizarão o terço. Os pais devem estar atentos e participar com os seus filhos.

EUCARISTIA: em maio, a Missa da semana das 19h15, será celebrada no fim do Terço, pelas 21h40, consoante a Igreja.

LIVRO 31 DIAS COM MARIA: um livro para nos ajudar a rezar no mês de Maria. Custa 10€. Além de nos ajudar a rezar com Maria, este livro reverte para o Fundo de São José, que apoia os seminaristas mais carenciados. Obrigado pela partilha.

ENCONTRO DE NOIVOS: dia 11, às 21h30, no Centro Pastoral, para todos os noivos que estão a preparar o seu matrimónio. A presença de todos é estimulo para cada um.

PROCISSÃO MARIANA: dia 12, começa na Antiga Matriz às 21h15, com o itinerário: R. St.o António, R. Adriano Pinto Basto, R. Narciso Ferreira, R. S. João de Deus, Rua António Carvalho Faria, R. Ana Plácido, R. Cupertino de Miranda, R. Álvaro de Castelões, R. Francisco Alves, R. Direita, Praça 9 de Abril, Antiga Matriz. Prezamos a colaboração e empenho de todos.

PROCISSÃO MARIANA – TAPETES DE FLORES: como tem sido prática ao longo destes anos, agradecemos desde já a todos aqueles que mantêm esta tradição do tapete das flores para Maria e encorajamos toda a comunidade para que participe e promova na feitura dos tapetes. Procurem a beleza dos símbolos cristãos da Páscoa e desenhem-nos nos tapetes. 

SANTO ROSÁRIO – ORAÇÃO DO TERÇO: “Hoje confirmamos juntos que o Santo Rosário não é uma prática piedosa do passado, como oração de outros tempos, na qual pensar com saudades. Ao contrário, o Rosário está a conhecer quase uma nova Primavera. Isto é sem dúvida um dos sinais mais eloquentes do amor que as jovens gerações sentem por Jesus e pela sua Mãe, Maria. No mundo atual tão dispersivo, esta oração ajuda a colocar Cristo no centro, como fazia a Virgem, que meditava interiormente tudo o que se dizia do seu Filho, e depois o que ele fazia e dizia. Quando se recita o Rosário revivem-se os momentos importantes e significativos da história da salvação; repercorrem-se as várias etapas da missão de Cristo. Com Maria orienta-se o coração para o mistério de Jesus. Põe-se Cristo no centro da nossa vida, do nosso tempo, das nossas cidades, mediante a contemplação e a meditação dos seus santos mistérios de alegria, de luz, de sofrimento e de glória. Ajude-nos Maria a acolher em nós a graça que promana destes mistérios, para que através de nós possa "irrigar" a sociedade, a partir das relações quotidianas, e purificá-la de tantas forças negativas abrindo-a à novidade de Deus. O Rosário, quando é rezado de modo autêntico, não mecânico nem superficial mas profundo, de facto dá paz e reconciliação. Contém em si o poder restabelecedor do santíssimo Nome de Jesus, invocado com fé e com amor no centro de cada Ave-Maria.” Papa Bento XVI 3 de Maio de 2008.

SEMANA DA VIDA: este ano, a Semana da Vida, que decorre de 14 a 21 de maio tem como tema «Levanta-te! A tua vida é um dom!».

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30