3 outubro 2023

Equipa de Comunicação

“Dias nas Dioceses”

Dizer “SIM”!

O Arciprestado de Guimarães e Vizela, organizado no Comité Organizador Arciprestal (COA), disse “Sim” ao projeto “Dias nas Dioceses” de 26 a 31 de julho de 2023, promovido pela nossa Arquidiocese de Braga, através do COD, sob o múnus pastoral do sr Arcebispo Primaz de Braga, Dom José Cordeiro.

Envolvimento

As paróquias do Arciprestado foram chamadas a dizer “SIM” ao acolhimento dos jovens peregrinos. Desde a divulgação, passando pelos encontros de preparação com os voluntários e famílias, grupos e associações locais, todos evidenciaram a alegria em fazer parte da inesquecível Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023.

44 Comités Organizadores Paroquias (COP´s), acolheram 652 jovens peregrinos da Diocese de Nanterre – França; 2 peregrinos da Venezuela; 11 peregrinos dos USA e 14 peregrinos dos Barbados.

A experiência de serem acolhidos em famílias constituiu a marca diferenciadora.

Realização

De 26 a 31 de julho, os COP´s promoveram: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio, vividos dentro de cada paróquia, proporcionando aos jovens peregrinos o conhecimento da cultura, dos saberes e dos sabores; por zona pastoral, também foi possível a partilha da vida, da Fé e da festa. A visita da Penha (com a realização do “Marco do Peregrino”), do S. Bento das Peras, das cidades de Guimarães e de Vizela, com todo o seu património material e imaterial, valorizou o intercâmbio com os peregrinos. A oração, a partilha e a celebração da fé, proporcionou um crescimento enriquecedor para os participantes. De modo particular, evidencia-se o momento espiritual na Basílica de São Torcato, pela Diocese de Nanterre.

Agradecimento

O Arciprestado de Guimarães e Vizela agradece profundamente a todas as paróquias, seus párocos, Associações Eclesiais, voluntários, famílias, jovens e o Comité Organizador Arciprestal.

Agradece também aos serviços dos nossos parceiros:

À Câmara Municipal de Guimarães, presidente Dr. Domingos Bragança;

À Câmara Municipal de Vizela, presidente Dr. Victor Hugo Salgado.

Agradece ainda às Juntas das Freguesias, Associações Sociais, Culturais, Desportivas e Recreativas e a todas as empresas colaborantes.

Desafio

O Papa Francisco convidou os jovens a não guardarem as memórias da Jornada “numa caixa ou num álbum de fotografias”, mas desafiou-os a “recordações vivas”, por isso, todos somos missionários e testemunhas do que vivemos! Muitos rostos, exprimem o “Cristo Vivo”, transportado “apressadamente” por Maria, e que, hoje, é cada um de nós esse transportador de Cristo Vivo para dar Esperança ao mundo!

Pe. Samuel Vilas Boas (Acipreste de Guimarães e Vizela)