13 maio 2015

Eucaristia da Benção dos Finalistas da Universidade do Minho

Fotografia

O Arcebispo Primaz aludiu à fadista Amália Rodrigues e alguns dos seus poemas para se dirigir aos finalistas e à sua fé.

\n \n

Arcebispo Primaz: Estranha forma de vida

O Arcebispo Primaz, durante a homilia na Eucaristia da Benção dos Finalistas da Universidade do Minho, aludiu à fadista Amália Rodrigues e alguns dos seus poemas para se dirigir aos finalistas e à sua fé.

"Estranha forma de vida" foi a expressão recuperada pelo prelado para explicar que a "estranheza, se bem vocacionada, é um sentimento bom". Que mundo e que verdades são os que constituem o caminho da Fé?

D. Jorge Ortiga apontou um itinerário constituído por três etapas diferentes para fornecer uma resposta adequada à pergunta e algum tipo de ajuda aos jovens. O Arcebispo de Braga falou primeiro da necessidade de expandir o amor, referindo-se aos amigos. De seguida apontou a valorização da família como valor incondicional. Por último, referiu o respeito pela vida, ideia a partir da qual explicou a Semana da Vida, a iniciar no dia 15 de Maio, Dia Mundial da Família.
O prelado apelou ainda ao diálogo aberto e pediu aos jovens que nunca tivessem medo de expor as suas convicções. "A Arquidiocese de Braga estará sempre convosco, concordando ou não com as vossas opções. Não tenhais medo de encontrar-vos convosco. Trazei a vossa procura de verdade, as dúvidas e perplexidades, os medos e temores. Juntos poderemos encontrar um pouco de luz para o vosso futuro pessoal, profissional e familiar. E assim, a vida, mesmo com problemas, deixará de ser estranha", concluiu.

A homilia foi proferida no dia 09 de Maio, na Cripta do Sameiro, pelas 16h00.

Download de Ficheiros

Homilia