26 maio 2015

Arcebispo Primaz: “Recordação de um centenário”

Fotografia

Homilia na Homenagem ao Mons. António Araújo Costa pelo Centenário do seu nascimento.

\n \n

O Arcebispo de Braga, durante a homilia de homenagem ao Mons. António Araújo Costa pelo centenário do seu nascimento, sublinhou a importância de um homem que gastou a sua vida ao serviço dos demais "Este gesto deve significar, desde logo, um apelo a que todos nós gastemos a nossa vida ao serviço dos demais. Apenas a doação de si e a entrega alegre aos outros explica determinadas opções de vida e a razão mais profunda do próprio existir” afirmou D. Jorge Ortiga.

Durante toda a Homilia, o prelado insistiu em quatro dimensões a reter sobre o sacerdote:
- O mundo de hoje necessita de interioridade;
- Da espiritualidade nasce a vontade de discernir;
- Desta consciência emerge a importância do sacerdócio ministerial;
- O Mons. Araújo Costa foi capaz de intuir as necessidades dos mais pobres e apaixonou-se pelas Obras de Misericórdia. “O Mons. Araújo Costa foi o primeiro Vigário Episcopal para o Clero e a quem tive a honra de suceder, talvez por sua s gestão”, enfatizou o prelado.

D. Jorge Ortiga concluiu a homilia pedindo para que nos "deixemos de individualismos que vergonham a Igreja e mostremos um cristianismo, com limitações e deficiências, mas unido no essencial a trabalhar pelo bem da humanidade".

A homilia foi proferida no dia 26 Maio 2015 na Paróquia da N. Sra. da Oliveira, em Guimarães, pelas 18 horas.

Download de Ficheiros

Homilia na Homenagem ao Mons. António Araújo Costa pelo Centenário do seu Nascimento