Liturgia Dominical
V Domingo da Quaresma | B
Nomeações e Recondução de MEC's

Nomeação: Ficha.pdf

Recondução: Ficha.pdf

 

 

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Comissão Litúrgica | 15 Fev 2019
Caminhada Litúrgica Quaresma e Páscoa | 2019
Uma parábola de comunhão missionária para Quaresma e Páscoa
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O centro da fé cristã radica no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição. A importância deste núcleo vital para cada cristão exige uma celebração prolongada no tempo, estendendo-se por cinquenta dias celebrativos – o Tempo Pascal – e quarenta jornadas de preparação, a Quaresma. Estas duas etapas deste caminho são mediadas pela Semana Santa, de modo especial pelo Tríduo Pascal, que condensa as celebrações do mistério acreditado.

Ao longo deste itinerário, cada cristão é convidado a reconhecer que o Senhor Jesus Cristo se entrega, dá a sua vida, pela salvação da humanidade, o que exige uma adesão fundamental. Contudo, a discrepância entre o viver e o acreditar faz reconhecer também as fragilidades e o pecado. Por isso, a Igreja proporciona um tempo de especial apelo à conversão, purificação, mudança de vida, para que cada cristão possa viver com verdade, esperança e alegria a ação de Deus na sua vida. O mistério da salvação e da redenção a acontecer, a Páscoa que cada um é chamado a assumir levará cada cristão a sair alegremente em missão, como o Senhor Jesus convida, sendo sua testemunha.

Neste ano, quem ajudará a fazer o percurso de conversão e de discipulado missionário será o próprio Papa Francisco. Se na Quaresma se fará a proposta de podar a árvore dos pecados que habitam cada pessoa, isso será apresentado a partir da Liturgia da Palavra de cada Domingo e de apelos de mudança que o Papa faz na exortação apostólica Evangelii Gaudium, que poderá ser colocada nas mãos dos fiéis. No Tempo Pascal vai-se propor a vivência da alegria feliz da santidade, como oportunidade de alargar os horizontes da missão. Por isso, se recorrerá à reflexão sobre as bem-aventuranças que o Papa sugere na exortação apostólica Gaudete et Exsultate; deverá ser oportunidade de (re)leitura por todos.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Director

Pe. Rui Manuel Gomes Sousa

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui