12 janeiro 2021

Em Famalicão prepara-se a XVI Jornada da Família

dacs

Iniciativa será online e irá decorrer nas sextas-feiras do mês de Fevereiro.

À semelhança dos anos anteriores, as equipas da Pastoral Familiar de Santo Adrião e de São Martinho de Brufe encontram-se a organizar uma jornada dedicada à Família, este ano com o tema “Família – Laboratório da Caridade”.

Tendo em conta a pandemia, a jornada será dividida pelas quatro sextas feiras do mês de Fevereiro – 5, 12, 19 e 26 –, cada uma com o seu tema e com o seu orador.

"Gostaríamos que estas sextas de partilha e reflexão fossem uma oportunidade para as famílias cristãs repensarem o seu lugar na igreja e na sociedade. Que redescobrissem as suas prioridades e assumissem a possibilidade de um outro caminho, de uma outra vida familiar. Que se tornassem em verdadeiras comunidades crentes e evangelizadoras, vivendo a liturgia da vida e do quotidiano. De facto, a família pode ser o primeiro lugar onde é exercitado o Evangelho ao jeito e estilo do Bom Samaritano. Acreditamos que a família é mais importante do que a escola. A escola é fundamental, mas a família é imprescindível e insubstituível na transmissão dos valores cristãos da vida. O lar é um verdadeiro laboratório, um espaço de descoberta e de aprendizagem contínuas", afirmam os responsáveis.

No dia 5 a oradora convidada é Fátima Amorim, responsável pelo núcleo de Braga da ACEGE, e no dia 12 a Jornada conta com a intervenção de Juan Ambrosio, teólogo e professor. Já no dia 19, a intervenção cabe a D. Nuno Almeida. A Jornada termina com o testemunho do casal Pedro e Catarina Portela, no dia 19.

A iniciativa será transmitida através do Facebook das paróquias

Desafio às Famílias

Os responsáveis pela iniciativa encontram-se a desafiar as famílias a criarem histórias que suscitem sorrisos.

"Pintem, fotografem, façam vídeos..., escrevam músicas divertidas, poemas, textos... mas sobretudo sorriam e façam sorrir! Depois, se assim o entenderem e derem a devida autorização, enviem os vossos trabalhos para os publicarmos nos nosso site (www.diocese-braga.pt/smbrufe/ ou www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf/)", explicam.

Os trabalhos devem ser enviados para [email protected] ou [email protected].