25 fevereiro 2021

CNE ganha "Prémio do Cidadão Europeu 2020"

DACS COM CNE

O Parlamento Europeu atribuiu ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) Português o "Prémio do Cidadão Europeu 2020". A distinção destaca o trabalho da associação ao nível da educação e formação dos jovens para a cidadania activa e para o desenvolvimento de competências.

De acordo com o Parlamento Europeu, o Prémio tem como objectivo "recompensar actividades excepcionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia".

O CNE foi candidato ao Prémio no ano de 2020 por iniciativa do eurodeputado José Manuel Fernandes. O projecto a concurso teve a designação de "Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências" e tem por base o Programa Educativo da associação.

"É um justo reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido no escutismo com um contributo de excelência na educação e formação de jovens, com resultados inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvida e sustentada nos valores europeus e humanistas", adiantou o eurodeputado.

Já Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE, afirmou que a distinção premeia, sobretudo, os grupos locais – "Agrupamentos" – de escuteiros.

"É junto das comunidades locais que eles, protagonistas principais deste amanhã, ajudam a construir já hoje. Um justo reconhecimento aos milhares de voluntários adultos que, mesmo em tempos mais desafiantes como este que vivemos, conseguem manter-se motivados e continuam a perseverar para que o escutismo continue”, explicou.

Recorde aqui a entrevista de Ivo Faria ao Igreja Viva.

2020.10.07

dacs