Arquidiocese de Braga -

23 junho 2021

Papa recebeu super-herói na Audiência Geral

Fotografia

DACS com Vatican News

História do jovem vestido de Homem Aranha que faz as crianças doentes sorrir é contada pelo L'Osservatore Romano.

\n

Na manhã desta quarta-feira, na Audiência Geral com o Papa Francisco, no Pátio São Dâmaso, o Homem-Aranha não só entregou a sua máscara de super-herói como também "revelou" a sua identidade.

Mattia Villardita, de 28 anos, tem como próxima missão as alas pediátricas do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde irá com a banda musical da Polícia Italiana por iniciativa da Polícia de Segurança Pública do Vaticano.

"Os verdadeiros super-heróis são as crianças que sofrem e as suas famílias que lutam com tanta esperança. Visto-me de Homem Aranha para arrancar um sorriso às crianças que estão no hospital. Faço isto porque tenho uma doença congénita. Durante 19 anos entrava e saía do Hospital Gaslini, em Génova, e teria gostado muito, quando estive lá, sozinho, na minha cama, de ver o Homem Aranha entrar pela janela do meu quarto...", revelou Mattia.

Foi assim que o jovem se tornou no Homem Aranha, "com o coração". Não há "um curso para super-herói", mesmo que Mattia tenha criado a Associação Super-Herói nos hospitais.

"Somos um grupo de jovens envolvidos no trabalho voluntário que, vestidos de heróis, levam momentos de distracção às alas pediátricas dos hospitais. Usei pela primeira vez esta máscara há quatro anos, no Natal: tinha que entregar um computador no Hospital São Paulo de Imperia e inventei algo que pudesse divertir as crianças que estavam a viver o que eu também tinha vivido", explicou.

 

Em missão no Hospital Gemelli

O Homem Aranha também realizou as suas proezas no período de confinamento, realizando mais de 1400 videochamadas, dado que a sua presença não era permitida no Hospital.

Mattia acompanha as crianças através de um contacto contínuo com os pais até mesmo quando elas voltam para casa. A Associação organiza momentos como festas surpresa.

No ano passado, o presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, concedeu-lhe a Honra de Mérito por "altruísmo e iniciativas fantasiosas com as quais contribui para aliviar o sofrimento dos pacientes pequeninos dos hospitais".

Na tarde desta quarta-feira, no Hospital Gemelli, o Homem-Aranha também irá encontrar-se com a comunidade de pessoas afectadas por fibromialgia, uma doença que afecta 2 milhões de pessoas na Itália.