1 julho 2021

Reportagens sobre Igreja venceram prémios Gazeta 2020

Fotografia © António Marujo

dacs

Prémios de jornalismo atribuídos a autores de reportagens sobre cartas a Nossa Senhora e abusos sexuais na Igreja Católica portuguesa.

Duas reportagens sobre a Igreja Católica em Portugal receberam esta quarta-feira prémios Gazeta, atribuídos pelo Clube de Jornalistas.

António Marujo foi distinguido na categoria imprensa pela reportagem "A caixa de correio de Nossa Senhora", publicada nas edições de 4 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2020 do jornal Expresso.

João Francisco Gomes e Sónia Simões, do jornal Observador, foram galardoados na categoria multimédia pelo trabalho "Em Silêncio", um conjunto de cinco reportagens sobre abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, divulgadas de 10 a 15 de Fevereiro de 2019.

O fotojornalista da agência Lusa, José Sena Goulão, ganhou o prémio Gazeta de Fotografia pela imagem do homem que percorreu isolado a Avenida da Liberdade no 25 de Abril de 2020 com a bandeira nacional.

Foram ainda distinguidos os jornalistas Diana Andringa (RTP), com o Prémio Gazeta de Mérito, Andreia Friaças (Público), com o prémio Revelação – graças à reportagem "8 de Março de 1962. A manifestação das mulheres que não está nos livros" – e João Pedro Mendonça (RTP), na categoria televisão, pela reportagem "Confinado na aldeia", realizada em Monsanto, onde por decisão médica estava em quarentena, para se proteger da covid-19.

Carolina Ferreira e Miguel Soares (Antena 1) receberam o prémio Gazeta de Rádio, pela "Goodbye Europa", sobre o "Brexit", com sonoplastia de Jaime Antunes, emitida em 12 de fevereiro de 2020. Na categoria de imprensa regional, o júri atribuiu o prémio ao jornal O Gaiense, de Vila Nova de Gaia, também distribuído em Espinho e nos principais pontos de venda do Porto.