13 dezembro 2021

Papa pede que se prepare o Natal com gestos “concretos”

Fotografia Lusa/EPA

DACS com Agência Ecclesia

Francisco recomendou um “compromisso concreto” para que todos possam, no dia-a-dia, preparar o Natal.

O Papa pediu este domingo que os católicos prepararem o Natal com gestos concretos que ajudem ao “bem da Igreja e da sociedade”.

Francisco referiu que o tempo do Advento é para “parar e perguntar como preparar-nos para o Natal” e o que fazer por Jesus e pelos outros” enquanto “estamos ocupados com tantos preparativos, por presentes e coisas que passam”.

O Papa Francisco recomendou um “compromisso concreto” para que todos possam, no dia-a-dia, preparar o Natal e “ligar para aquela pessoa sozinha, visitar aquele idoso ou aquele doente, fazer alguma coisa para servir um pobre, alguém que precisa”.

Francisco sugeriu ainda “pedir ou dar” perdão a alguém, pagar dívidas ou recuperar a vida de oração, para se “aproximar do perdão do Senhor” – porque “cada um de nós – não o esqueçamos – é uma missão a cumprir” e não deve haver medo de perguntar “o que devo fazer?”.

O líder da Igreja Católica sublinhou que a fé “incarna na vida concreta” e “não é uma teoria abstrata” nem “uma teoria generalizada, mas algo que toca a carne e transforma a vida de cada um”.

A Praça de São Pedro teve um colorido especial, com o regresso da tradicional bênção das imagens do Menino Jesus, trazidas pelas crianças de Roma.