8 novembro 2022

Manuel Braga da Cruz distinguido com o Prémio “Árvore da Vida”

Fotografia Agência ECCLESIA/HM

DACS com ECCLESIA

A escolha foi anunciada pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

O antigo reitor da UCP, Manuel Braga da Cruz, foi distinguido com o Prémio ‘Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes’, na edição de 2022.

“Com pensamento estruturado desde a inicial formação em Filosofia, Manuel Braga da Cruz conjugou de forma exemplar a liberdade de espírito com a coerência de princípios na carreira universitária como brilhante investigador e professor, desde o Instituto de Ciências Sociais até à Universidade Católica Portuguesa, de que foi reitor entre 2000 e 2012”, refere a justificação dos jurados para a atribuição do prémio.

O júri destaca “o excelente trabalho de pesquisa e reflexão” realizado por Manuel Braga da Cruz nas áreas conexas da Sociologia e da Ciência Política, bem como nos estudos de História, em particular “sobre os antecedentes e o devir do Estado Novo e as relações entre Igreja e Estado nesse período”.

A nota destaca ainda  o “marcante trajeto intelectual” de Manuel António Garcia Braga da Cruz, recordando a sua “constante intervenção no espaço público como conferencista e articulista de referência”.

O júri foi constituído por D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo e responsável pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Carlos Magno, Guilherme d’Oliveira Martins, José Carlos Seabra Pereira, padre José Frazão Correia e Maria Teresa Dias Furtado.

O prémio ‘Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes’ foi instituído em 2005 pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura para destacar um percurso ou obra que refletem o humanismo e a experiência cristã. O galardão é composto pela escultura ‘Árvore da Vida’, de Alberto Carneiro, e 2500 euros, com o patrocínio da Fundação Ilídio Pinho.

A data e local do ato de entrega desta 18.ª edição do Prémio Árvore da Vida “serão anunciados oportunamente”.

Manuel Braga Cruz é natural de Tadim, Braga,

Em 2021 o prémio tinha sido entregue ao teólogo João Manuel Duque.