5 setembro 2023

Delegados diocesanos para os Congressos Eucarísticos reuniram-se em Fátima

Fotografia Secretariado Nacional de Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

O 5.º Congresso Eucarístico Nacional (5.º CEN) acontece em Braga de 31 de maio a 2 de junho de 2024

A fim de preparar a participação da Igreja presente em Portugal no 5.º Congresso Eucarístico Nacional (5.º CEN), a realizar-se em Braga de 31 de maio a 2 de junho de 2024, bem como no 53.º Congresso Eucarístico Internacional (53.ºIEC), a realizar-se em Quito (Equador), reuniram-se no dia 4, em Fátima, os delegados diocesanos para os Congressos Eucarísticos, sob a presidência de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e delegado nacional da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para os Congressos Eucarísticos.

Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. ‘Reconheceram-n'O ao partir o Pão (Lc 24,35)”, foi o tema aprovado pela 207.ª Assembleia Plenária da CEP para o 5.º CEN.

Na sessão com os delegados diocesanos foi apresentado o logotipo do 5.º CEN, e dialogado o esboço do programa e as dinâmicas para a preparação pastoral e espiritual.

A Arquidiocese de Quito (Equador) foi designada como sede do 53.º Congresso Eucarístico Internacional, de 8 a 15 de setembro de 2024, sob o tema: “Fraternidade para curar o mundo. ‘Todos vós sois irmãos (Mt 23,8)”. O Papa Francisco fez esta designação por ocasião da celebração do 150.º aniversário da consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus – a primeira nação do mundo a fazê-lo.

Estes grandes encontros eclesiais que reunirão bispos, presbíteros, consagrados e leigos, pretendem que nos voltemos para o essencial, para a fonte e o vértice da ação da Igreja, que é a Eucaristia.

O Secretariado Nacional de Liturgia, através da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, colaborará na organização destes eventos.