Arquidiocese de Braga -

4 março 2024

Agentes de pastoral de Vieira do Minho desafiados a empreender o sonho da Vocação

Fotografia DR

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Encontro marcou abertura da Semana das Vocações na Arquidiocese

\n

Na passada sexta-feira, dia 1 de março, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promoveu um encontro com os agentes de pastoral do Arciprestado de Vieira do Minho com o objetivo de envolver e implicar todas as comunidades na vivência da Semana de Oração pelas Vocações da Arquidiocese, que este ano acontecerá neste Arciprestado. 

Este encontro, o primeiro do recheado programa de iniciativas, traçado para assinalar e celebrar esta Semana, congregou no Salão Paroquial de Vieira do Minho mais de meia centena de agentes de pastoral, desde párocos, catequistas, chefes de escuteiros, coordenadores de acólitos, leitores, ministros extraordinários da comunhão, conselhos económicos, confrarias, entre outros.

O encontro iniciou com uma palavra de acolhimento por parte do padre Albano Costa e do padre Ricardo Azevedo, respetivamente Arcipreste e Assistente da Pastoral Vocacional de Vieira do Minho, que lembraram a importância do arciprestado acolher a celebração da Semana de Oração pelas Vocações, devendo cada um implicar-se para que a mesma possa ser vivida de forma intensa e gerar os melhores frutos.

Os elementos da equipa da Pastoral Vocacional da Arquidiocese conduziram o encontro, composto por dinâmicas, cânticos, meditação da Palavra de Deus, trabalho de grupo e oração, que procuraram ajudar os presentes a melhor perceber que “a partir do Batismo, ou seja, a partir da Páscoa, todos somos chamados a uma Vocação, enviados em missão”. 

Deste modo, “Jesus envia-nos, enchendo-nos do Espírito Santo, para que possamos ir mais longe, voar bem mais alto”, na certeza que, “animados pela Sua presença, vencemos todos os nossos medos e poderemos substituí-los por sonhos, tornando-nos não administradores de medos, mas empreendedores de sonhos”, tal como enfatizou o Papa Francisco no contexto da Jornada Mundial da Juventude realizada no nosso país em 2023. Assim sendo, os agentes de pastoral devem ser “empreendedores do sonho da Vocação, enquanto caminho de felicidade a que cada um é chamado, procurando responder à pergunta ‘Para quem sou eu?’, empreendedores do sonho missionário do anúncio do Evangelho, do sonho do amor e do serviço aos irmãos, do sonho da edificação da Igreja Sinodal”.

Durante o encontro foi também apresentado o programa desta semana, explicando-se as diversas atividades que o compõem e envolvendo-se os agentes de pastoral presentes na participação, divulgação e concretização das mesmas.

Antes do encontro terminar, tomou a palavra o Cónego Mário Martins, Coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional. Referindo que “a vocação é determinante e central na vida de cada pessoa, na medida em que se prende com a realização pessoal, ou seja, com o projeto de felicidade de Deus para cada um”, enfatizou que “os agentes de pastoral são aqueles que devem ajudar os outros a tomar consciência da vocação a que são chamados e do seu lugar na missão da Igreja”. Além disso, o sacerdote, aproveitando para dirigir uma palavra de agradecimento a todos os presentes e envolvidos neste encontro, destacou que “a celebração da Semana de Oração pelas Vocações é de âmbito arquidiocesano, sendo que este ano se centra e concretiza no Arciprestado de Vieira do Minho”, procurando “marcar e enriquecer, numa lógica de proximidade dos nossos cristãos, a vida do mesmo” e ajudando a que cumpramos o desafio lançado pela nossa Arquidiocese de prosseguirmos “juntos no Caminho de Páscoa”.